Terça, 14 de Janeiro de 2025
25°

Tempestades

Porto Velho, RO

Capital UTILIDADE PÚBLICA

Hildon Chaves participa da inauguração da Sala de Monitoramento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho

Sistemas possibilitam a geração de relatórios que permitem à ARPV acompanhar a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais

04/12/2024 às 09h37
Por: Redação Fonte: SMC
Compartilhe:
Felipe Ribeiro
Felipe Ribeiro

Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Hildon Chaves participou da inauguração da Sala de Monitoramento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho (ARPV). Ali estão instalados os sistemas que possibilitam a geração de relatórios que permitem à Agência acompanhar de forma independente a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais relacionados ao transporte coletivo, coleta de lixo, coleta seletiva e em breve também o monitoramento da nova rodoviária.

Marcaram presença o presidente da ARPV, Fabricio Jurado, representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, lideranças políticas, imprensa, os titulares da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Cleberson Pacheco, e da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), João Altair, entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o prefeito Hildon Chaves falou que a Agência Reguladora de Porto Velho existe para acompanhar a independência de alguns contratos, especialmente aqueles relacionados a concessões e parcerias privadas, como a coleta do lixo, o transporte coletivo, entre outros.

Esta é a primeira sala de monitoramento em tempo real do estado de RondôniaEsta é a primeira sala de monitoramento em tempo real do estado de Rondônia

“Esta é a primeira sala de monitoramento em tempo real do estado de Rondônia. O trabalho realizado pela Agência significa um avanço na gestão do executivo municipal, porque todos esses serviços são dirigidos para a população. É preciso destacar que essa parte de acompanhamento e de regulação, de regulação na verdade, é um trabalho muito complexo e daí a necessidade de uma equipe experiente e ferramentas modernas. Hoje é mais um marco desta gestão, pois inauguramos a sala de monitoramento, uma ferramenta tecnológica e inovadora”, afirmou.

Segundo o presidente da ARPV, Fabricio Jurado, a Agência veio para fiscalizar e melhorar cada vez mais os serviços para o cidadão. “A ferramenta monitora toda a frota do transporte coletivo. Temos acesso às imagens desde a saída da garagem dos ônibus das 37 linhas, totalizando 110 veículos convencionais e dez micro-ônibus, e conseguimos identificar através das câmeras internas os motoristas, passageiros, a velocidade, e se está atrasado. Então, é uma ferramenta usada para melhorar cada vez mais o serviço do transporte público coletivo de Porto Velho. Da mesma maneira, monitoramos a coleta de lixo, a coleta seletiva, que conta com 30 caminhões atuando em todo o município de Porto Velho".

Jurado também destacou que "a Agência Reguladora é um elo entre o cidadão, as concessionárias que prestam serviço, e o poder concedente pelo município. A Agência é aquela que vai ficar fiscalizando para melhorar cada vez mais o serviço público da cidade".

Hildon Chaves considera o trabalho da Agência um avanço na administração do executivo municipalHildon Chaves considera o trabalho da Agência um avanço na administração do executivo municipal

OPERACIONALIDADE

O diretor-Técnico Operacional da ARPV, Dalmo Roumie, explicou como é realizado o serviço de monitoramento. “Esta sala é uma ferramenta, um espelhamento do sistema operacional que hoje controla as concessionárias, tanto a parte do transporte coletivo urbano quanto a parte do dejeto sólido. Ela possibilita que a Agência capture esses dados e as informações serão disponibilizadas à população por meio da nossa página na internet. Relatórios periódicos serão apresentados para o Ministério Público e o Tribunal de Contas".

Na análise de Roumie, o principal público a ser atingido pela Agência Reguladora é o usuário. “A Agência surge exatamente para que esse usuário tenha esse canal de comunicação com o poder público para que a gente consiga levar soluções tecnológicas, soluções de demandas acontecidas, de fatos ocorridos, de um ombro de eventos para a população, para que a gente consiga o tempo todo levar o melhor serviço possível das concessionárias à população”, disse.

Ainda conforme o diretor operacional, “quando ocorre algum problema, temos um telefone de ouvidoria, que é o (69) 99233-2706. O primeiro caminho sempre é recomendado ao usuário que use as ouvidorias das próprias concessionárias. Não sendo solucionado esse problema dentro da concessionária, a população ainda pode acessar o site da Agência 

Jurado afirma que a Agência veio para fiscalizar e melhorar cada vez mais os serviços para o cidadãoJurado afirma que a Agência veio para fiscalizar e melhorar cada vez mais os serviços para o cidadão

Reguladora ou por meio do e-mail ([email protected]), registrar sua reclamação, sua crítica, sua sugestão, que vai ser instaurado um procedimento administrativo, chamando a concessionária para buscar uma solução para o problema”, finalizou.

O diretor-presidente da Eco Rondônia, Hugo Nery, destacou que o equipamento instalado na Agência Reguladora é um dos mais modernos que visitou e conheceu no país.

Acrescentou o quanto é necessário a existência de fiscalização e de regulação e que todos juntos possam estar alinhados com o objetivo de prestar o melhor serviço possível à população. “Porto Velho está de parabéns, porque dá um salto de qualidade, dá um salto de serviços, de prestação de serviços muito grande no Brasil”.

Dalmo Roumie explicou como é realizado o serviço de monitoramentoDalmo Roumie explicou como é realizado o serviço de monitoramento

AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Criada há um ano pelo prefeito Hildon Chaves, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Porto Velho (ARPV) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços públicos concedidos à iniciativa privada e também os espaços públicos, entre eles, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a nova rodoviária, prestes a ser inaugurada, o transporte coletivo e a coleta dos resíduos sólidos.

Composta por duas estações de trabalho munidas de computadores e monitores, a Sala de Monitoramento da ARPV foi criada com o objetivo de monitorar, em tempo real, os Sistemas de Transporte Coletivo e de Coleta dos Resíduos Sólidos de Porto Velho, permitindo o acompanhamento on-line e a geração de relatórios da execução dos serviços públicos concedidos à iniciativa privada.

Os sistemas possibilitam a geração de relatórios que permitem à ARPV acompanhar a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais, dando ao Poder Público dados suficientes para medir a eficiência do serviço prestado à população.

Ele1 - Criar site de notícias