Sexta, 19 de Julho de 2024 02:16
Capital INCENTIVO

Funcultural fortalece acesso à cultura com editais e incentivos

Democratização e apoio financeiro impulsionam arte local na capital

10/07/2024 11h57
Por: Redação Fonte: SMC
Ricardo Farias
Ricardo Farias

Porto Velho tem vivenciado um crescimento cultural significativo nos últimos anos, impulsionado pelo trabalho da Fundação Cultural do Município (Funcultural) em democratizar o acesso aos recursos financeiros destinados ao setor. A fundação tem administrado editais federais que não só incentivam a produção artística local, mas também garantem que uma variedade de expressões culturais.

A Funcultural trabalha ativamente com incentivos federais como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo. Essas leis têm sido cruciais para fortalecer o setor cultural em Porto Velho, proporcionando repasses significativos que beneficiam diretamente artistas e grupos culturais locais.

Segundo Godofredo Neto, presidente da Funcultural, "nós não apenas administramos esses recursos, mas também orientamos os agentes culturais durante todo o processo, desde a inscrição até a execução dos projetos. As emendas parlamentares municipais também desempenham um papel importante, complementando os recursos destinados aos editais e apoiando iniciativas específicas, como festivais e compra de equipamentos", garantiu o presidente.

Neto destaca ainda que "os recursos destinados aos incentivos culturais são essenciais para valorizar e promover a arte e a cultura na capital. A Funcultural não apenas oferece suporte financeiro, mas também promove uma agenda cultural diversificada ao longo do ano, incluindo eventos como o Baile Municipal e o Arraial Municipal, que proporcionam oportunidades contínuas para os artistas locais se apresentarem e compartilharem suas criações com a comunidade", finalizou o gestor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias