Sexta, 19 de Julho de 2024 02:45
Capital EFICIÊNCIA

Revolução na iluminação pública de Porto Velho contempla mais de 30 praças, parques e campos de futebol

Trabalho proporciona mais segurança e melhor condição de lazer para os moradores

13/06/2024 09h11
Por: Redação Fonte: SMC
Felipe Ribeiro
Felipe Ribeiro

A Prefeitura de Porto Velho mais que triplicou a quantidade de pontos de iluminação na capital rondoniense e distritos durante a gestão. E os espaços públicos também foram beneficiados. Agora, eles oferecem mais segurança e melhor condição de lazer para a população, com implantação de luminárias de LED.

Responsável pelos trabalhos, a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) informa que foram atendidos 1.252 pontos de luz em 35 espaços públicos que já foram contemplados pelo Programa de Eficiência Energética (PROLED). Entre eles, 16 praças e parques, além de 19 campos de futebol.

Trata-se de uma verdadeira revolução no setor, que também proporciona mais qualidade, durabilidade e economia para os cofres públicos. O principal, no entanto, é o retorno das pessoas para esses espaços de lazer, pelo fato de se sentirem mais seguras.

 No Espaço Alternativo, foram substituídos 647 pontos de iluminaçãoNo Espaço Alternativo, foram substituídos 647 pontos de iluminação

Com início em setembro de 2021, o PROLED tem o objetivo de modernizar todo o parque de iluminação da capital rondoniense e distritos, incluindo os espaços públicos, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio (amarela) e vapor metálico (branca) por luminárias em LED.

Entre os locais beneficiados, o Espaço Alternativo foi o que mais exigiu esforços por parte da equipe da Emdur. No local foram substituídos 647 pontos de iluminação. Na sequência, vem o Skate Park, com 176 luminárias; Parque da Cidade, 128 e o Parque Circuito, onde foram atendidos 90 pontos de luz.

NATAL PORTO LUZ

As celebrações de Natal também ganharam mais brilho, cor e vida, durante a atual gestão e sob a responsabilidade da Emdur. O Parque da Cidade foi o local escolhido para concentrar a decoração com sistema de iluminação e programação especial para celebrar o nascimento de Jesus e promover o encontro e a confraternização entre as pessoas.

As celebrações de Natal também ganharam mais brilho durante a atual gestãoAs celebrações de Natal também ganharam mais brilho durante a atual gestão

 

Por conta disso, houve a expansão e o aprimoramento das decorações. Com mais investimento, foram adicionadas árvores de Natal gigantes, figuras iluminadas de Papai Noel e vários outros personagens, além de túneis de luz. No ano passado, por exemplo, teve até neve artificial, transformando o parque em um cenário ainda mais encantador, que atraiu grande público todas as noites.

Além da linda decoração, houve apresentações com bonecos animados, interações na pista de caminhada com a patrulha canina, diversidade de personagens e temas infantis, shows para as crianças e muita animação com artistas locais, coral de libras e apresentações gospel, entre outros que contagiaram o público.

ILUMINAÇÃO PRAÇAS E PARQUES:

Praça 22 de dezembro;
Parque da Cidade;
Praça Pequeno Vitor Emanuel;
Eco Parque Mocambo;
Praça Orgulho do Madeira;
Eco Parque Pirarucu;
Praça do bairro Mariana;
Skate Parque;
Espaço Alternativo;
Praça Tucumanzal;
Praça do Greenville;
Praça da Estrada de Ferro (EFMM);
Praça do Caladinho;
Praça rua São Marcos;
Parque Circuito;
Praça do Cohab.

Campos de futebol:

Bolivão;
Campo da AFA;
Vila Tupi;
Esperança;
La Bomboneira;
Atalaia;
Poeirão;
Abobrão;
Florestão;
Tucuruí;
Campo do Treze;
Buracão;
Triângulo;
Calama;
Campo do Eliusson;
Jardim Santana;
Alphaville;
Campo de São Carlos;
Estádio de Jaci Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias