A Abertura da Colheira da Maçã 2025/2026 ocorreu neste sábado (7/2), em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. O Rio Grande do Sul responde por aproximadamente 47% da produção nacional. No território gaúcho, a produção de maçã concentra-se em municípios tradicionalmente produtores, como Vacaria, Bom Jesus, São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Monte Alegre dos Campo, com destaques para a produção das variedades Fuji e Gala.
O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, representou o governo do Estado e destacou que a cultura produtiva da maçã é motivo de orgulho nacional. “Pelo fator econômico, pelo desenvolvimento da região, mas também pela qualidade sanitária. Temos compreensão plena que o desenvolvimento econômico dos setores produtores de alimentos depende de uma defesa sanitária de altíssimo nível, e isso passa pelas parcerias entre o governo estadual, federal e setor produtivo”, enfatizou.
A produção de maçã no Estado
Anfitrião do evento pela empresa Rasip Agro,Sérgio Barbosa, afirmou que os produtores mostram todos os dias sua capacidade de produzir com eficiência, qualidade e responsabilidade, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do país. “Esse ano teremos um cenário positivo, depois de safras desafiadoras em razão dos eventos climáticos. Voltaremos ao patamar mais perto da normalidade em questão de produtividade”, disse.
O diretor executivo da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), e que no ato também representou a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés Lopes de Albuquerque, apontou que a maçã é uma das três frutas mais consumidas. “Promove o desenvolvimento regional, a garantia de renda e a permanência do jovem no campo. Essa safra representa a retomada, a resiliência e a confiança no futuro”, declarou.
Texto: Ascom Seapi
Edição: Secom
Agricultura Produtor gaúcho tem até 10 de julho para fazer a Declaração Anual de Rebanhos
Agricultura e ... IDR-Paraná prepara 4 novas cultivares para fortalecer a fruticultura do Estado
Agricultura e ... Campo mais forte: Valor Bruto de Produção da agropecuária do Paraná dobra em seis anos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura Governo do Estado apresenta resultados do plano ABC+ RS em evento sobre mitigação de gases de efeito estufa no Rio Grande do Sul
Agricultura e ... Concurso mostra que assistência técnica diminui perdas na colheita da soja Mín. 24° Máx. 43°
Mín. 25° Máx. 44°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 43°
Chuvas esparsas