O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) abre nesta quarta-feira (15) as inscrições para o curso “Classificação Física e Degustação de Café Beneficiado Grão Cru”. São oferecidas 20 vagas, e os participantes que alcançarem aproveitamento poderão se habilitar no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o exercício profissional da atividade.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso tem 160 horas e é inteiramente presencial, com aulas teóricas e práticas no Centro de Pesquisa em Qualidade do Café do IDR-Paraná, em Londrina, em quatro módulos, programados para o período que vai de 2 de fevereiro a 6 de março de 2026.
A grade temática contempla a legislação que regula a atividade no Brasil, análise física — atributos de grãos crus, como defeitos, peneira e cor — e, também avaliação sensorial (degustação) de corpo, aroma, sabor e balanço da bebida.
INSCRIÇÕES – Podem participar profissionais de ciências agrárias e áreas correlatas, com formação a partir do nível médio. O valor da inscrição é de R$ 8 mil.
Junto com os documentos pessoais e a comprovação de formação profissional, é obrigatório apresentar o certificado de conclusão do curso “Conhecimentos Gerais de Classificação Vegetal”, disponível on-line, e gratuitamente, na plataforma da Enagro (Escola Nacional de Gestão Agropecuária), ligada ao Mapa, que pode ser acessada AQUI.
Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (43) 3376-2364, até o dia 10 de janeiro.
REALIZAÇÃO– O curso “Classificação Física e Degustação de Café Beneficiado Grão Cru” é uma realização do IDR-Paraná, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).
Serviço:
Curso “Classificação Física e Degustação de Café Beneficiado Grão Cru”
Local: IDR-Paraná – Centro de Pesquisa em Qualidade do Café, situado na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, em Londrina - PR
Inscrições/informações: de 15/10 a 10/1/2026, pelo WhatsApp (43) 3376-2364
Aulas: 2 a 7/2, 9 a 13/2, 23 a 27/2 e 2 a 6/3 de 2026
Agricultura Produtor gaúcho tem até 10 de julho para fazer a Declaração Anual de Rebanhos
Agricultura e ... IDR-Paraná prepara 4 novas cultivares para fortalecer a fruticultura do Estado
Agricultura e ... Campo mais forte: Valor Bruto de Produção da agropecuária do Paraná dobra em seis anos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura Governo do Estado apresenta resultados do plano ABC+ RS em evento sobre mitigação de gases de efeito estufa no Rio Grande do Sul
Agricultura e ... Concurso mostra que assistência técnica diminui perdas na colheita da soja Mín. 24° Máx. 43°
Mín. 25° Máx. 44°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 43°
Chuvas esparsas