Ações educativas são base do trabalho de defesa agropecuária, realizado pela Cidasc, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
As ações de sanidade animal, sanidade vegetal e de inspeção sanitária são parte das atividades diárias da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), órgão oficial de defesa agropecuária de Santa Catarina. O sucesso destas iniciativas depende também do envolvimento dos produtores rurais, das agroindústrias e da população em geral, para que adotem boas práticas.
É neste aspecto que a educação sanitária entra em cena. As ações educativas são fundamentais para envolver a sociedade e fazê-la compreender a importância da defesa agropecuária, que visa promover a saúde pública. Na Cidasc, elas são a base do trabalho e começam pela orientação aos produtores rurais: engenheiros-agrônomos, médicos-veterinários e técnicos agrícolas explicam a razão pela qual as normas sanitárias foram criadas e motivam o produtor a colocá-las em prática.

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, lembra que educar é o ato de instruir no sentido amplo, transferindo de geração a geração os valores e os conhecimentos.“O educador sanitarista é o profissional que dedica seu tempo para a orientação de uma população sobre temas de saúde. É aquele que promove saúde, por isso ele é sanitarista: porque pensa coletivamente e põe seu conhecimento à serviço de todos, pensando na saúde única, na qual a saúde humana, animal, vegetal e ambiental conversam entre si”, explica a presidente.
Além da orientação aos produtores, há também projetos de educação sanitária que se destinam a públicos específicos. O mais longevo é o Sanitarista Junior, que leva temas relacionados à defesa agropecuária para a sala de aula, atendendo ao ensino fundamental. A cada ano, são atendidos milhares de estudantes nas escolas parceiras do projeto, com atividades interdisciplinares que abordam assuntos como prevenção de doenças nos animais de produção e cuidados sanitários na produção de alimentos. Ao completar as lições ministradas durante o ano letivo, o estudante recebe o diploma de sanitarista junior e se torna um multiplicador daqueles conhecimentos.

Outro projeto de educação sanitária desenvolvido pela Cidasc é o Sanitarista Acadêmico, cujo objetivo é a aproximação entre escolas técnicas, faculdades e o serviço de defesa agropecuária. Deste modo, os profissionais da Cidasc contribuem com a formação dos futuros profissionais, relatando a prática do trabalho, e mantêm-se atualizados sobre a produção de conhecimento relacionada ao agro.
Na Cidasc, cada profissional em atividade de campo é também um educador, trabalhando para compartilhar conhecimentos e engajar a sociedade na prevenção de doenças e pragas que possam afetar a saúde humana ou a produção de alimentos. Portanto, merecem o reconhecimento por sua atuação, que foi decisiva para resultados como a erradicação da febre aftosa e da Cydia pomonella, gerando benefícios sociais e econômicos.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Fone: (48) 3665 7000
[email protected]
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500
Agricultura Produtor gaúcho tem até 10 de julho para fazer a Declaração Anual de Rebanhos
Agricultura e ... IDR-Paraná prepara 4 novas cultivares para fortalecer a fruticultura do Estado
Agricultura e ... Campo mais forte: Valor Bruto de Produção da agropecuária do Paraná dobra em seis anos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura Governo do Estado apresenta resultados do plano ABC+ RS em evento sobre mitigação de gases de efeito estufa no Rio Grande do Sul
Agricultura e ... Concurso mostra que assistência técnica diminui perdas na colheita da soja Mín. 24° Máx. 43°
Mín. 25° Máx. 44°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 43°
Chuvas esparsas