O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), participou, nesta quinta-feira, 15, da Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas, realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no auditório da Embrapa Pesca e Agricultura, em Palmas. O evento contou com a participação do secretário nacional de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa, Pedro Neto, gestores públicos estaduais, técnicos e entidades privadas.
Promovida pelo Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Defo/SDI/Mapa), a oficina tem como objetivos compartilhar conhecimentos, identificar as áreas e propor ações prioritárias, com base nas diretrizes do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas e Florestas Sustentáveis (PNCPD) e nas metas do Plano ABC+, subsidiando a estruturação de uma carteira de projetos que possam ser apoiados pelas linhas de financiamento disponíveis.
O projeto de realização das oficinas é nacional, a equipe técnica do Mapa passará por todos os do país, tendo como foco melhorar o potencial produtivo em áreas que estejam em alguma fase de degradação, buscando caminhos para atrair investidores e programas que possam ser executados e que contribuam para o aumento da produtividade nessas áreas degradadas.
O assessor técnico da Seagro, Adenieux Santana, explica que o Governo do Tocantins é atuante em políticas públicas voltadas para o setor produtivo do estado. “O governo do estado desenvolve uma séria de programas voltados para o desenvolvimento do nosso setor produtivo. Na Seagro temos o programa de calcário, oMais Genética, que é tecnologia de produção, temos o ABC, com a integração de lavoura e pecuária, programas que possuem destaque nacional. E o Ministério vem somar tudo isso e, com a sinalização e a possibilidade de investimentos internacionais, o que muito oportuno para o nosso estado”, ressalta.
Durante o evento, o engenheiro agrônomo da Seagro, Corombert Leão de Oliveira, fez uma apresentação dialogando a respeito da Regionalização das políticas públicas para o setor produtivo em áreas degradadas. “Nós temos aproximadamente 6,5 milhões de hectares e, nos estudos levantados, estima-se que deste número, um milhão encontra-se em fase degradada. Nós estamos trabalhando na regionalização do processo por escala, mapeando as regiões, definindo os municípios, identificando as áreas afetadas e traçando as ações prioritárias”, explica o engenheiro agrônomo.
Agricultura Produtor gaúcho tem até 10 de julho para fazer a Declaração Anual de Rebanhos
Agricultura e ... IDR-Paraná prepara 4 novas cultivares para fortalecer a fruticultura do Estado
Agricultura e ... Campo mais forte: Valor Bruto de Produção da agropecuária do Paraná dobra em seis anos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura Governo do Estado apresenta resultados do plano ABC+ RS em evento sobre mitigação de gases de efeito estufa no Rio Grande do Sul
Agricultura e ... Concurso mostra que assistência técnica diminui perdas na colheita da soja Mín. 24° Máx. 43°
Mín. 25° Máx. 44°
Chuvas esparsasMín. 26° Máx. 43°
Chuvas esparsas