Santa Catarina passa a contar com uma Câmara Setorial da Ovino e Caprinocultura. A criação foi oficializada no último sábado,18, em evento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, em Chapecó. Na Câmara temática são aprofundados os debates sobre as políticas públicas necessárias para esse setor.
No lançamento o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto destacou o potencial dessa atividade como propulsora da economia catarinense. “A cadeia produtiva de ovinos e caprinos tem notoriedade no mercado nacional e grande potencial para exportação. Com essa Câmara setorial buscamos ampliar a força desses setores para trabalharmos de forma integrada no desenvolvimento desse potencial econômico, destacando mais uma atividade para o pequeno produtor”, afirma Colatto.
O evento contou com o apoio da Fecoagro, Sebrae, Faesc e Acic Chapecó. Teve na coordenação o Sindicato Rural de Chapecó. Participaram lideranças e produtores da região e representantes da Udesc, UFSC, Uceff, cooperativas – entre elas a Alfa, associações e de indústrias.
O produtor de ovelhas Genir Scheffer, do Distrito de Marechal Bormann, de Chapecó, participou do evento. “A criação da Câmara Setorial é importante para fortalecer e valorizar o setor da criação de ovelhas, no sentido para reivindicarmos juntos demandas de assistência técnica, redução de carga tributária, apoio tecnológico e tendências de mercado”, afirma Scheffer.
A Ovinocultura e Caprinocultura são importantes atividades que contribuem na diversificação agropecuária em Santa Catarina e na manutenção da agricultura familiar. Segundo dados da Epagri/Cepa (2023), o rebanho de ovinos de SC é 348,1 mil cabeças, são aproximadamente 15 mil ovinocultores. O rebanho de caprinos é de 33,9 mil cabeças, com 3,8 mil caprinocultores.
No total serão 33 Câmaras setoriais na estrutura da SAR. A Câmara é constituída de forma paritária entre sociedade civil e governo, com a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Agricultura Produtor gaúcho tem até 10 de julho para fazer a Declaração Anual de Rebanhos
Agricultura e ... IDR-Paraná prepara 4 novas cultivares para fortalecer a fruticultura do Estado
Agricultura e ... Campo mais forte: Valor Bruto de Produção da agropecuária do Paraná dobra em seis anos
Agricultura Pesquisa avalia potencial de cultivares de milho da Epagri para produção de silagem
Agricultura Governo do Estado apresenta resultados do plano ABC+ RS em evento sobre mitigação de gases de efeito estufa no Rio Grande do Sul
Agricultura e ... Concurso mostra que assistência técnica diminui perdas na colheita da soja Mín. 24° Máx. 43°
Mín. 25° Máx. 40°
Chuvas esparsasMín. 24° Máx. 43°
Chuva