Saúde

Cacau traz diversos benefícios à saúde

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Especialistas recomendam consumo do cacau, mas alertam sobre alguns cuidados.

Antioxidantes: alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo com pelo menos 50% de cacau combatem os radicais livres, ou seja: há um retardo do envelhecimento, além de diminuição nos níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Um estudo da Universidade de Cornell, de 2003, mostrou que o cacau em pó tem duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e três vezes mais que o chá verde.

Flavonoides: o cacau é rico nessa substância que desempenha ação benéfica para a saúde humana, ajudando na proteção contra doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e diminuição do LDL-colesterol. Os flavonóides também previnem certos tipos de câncer. “O seu efeito antiinflamatório e antioxidante inibe o desenvolvimento de aterosclerose (doença inflamatória crônica na qual ocorre formação de ateromas, que são placas composta de lipídios e tecido fibroso na parede dos vasos)”, explica a nutricionista Tatiana Cristina Teixeira, professora de Nutrição da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Anti-inflamatório: esse efeito também funciona como agente imunomodulador (substâncias que melhoram a resposta imunológica) e anti-inflamatório em diferentes fases do processo tumoral. “Os flavonóides presentes no cacau promovem a melhora da resistência à insulina, consequentemente, aumento de sua ação, o que para diabéticos do tipo 2 é um importante efeito”, completa a professora.

Prefira o chocolate amargo: Tatiana explica que o chocolate amargo é o que possui maior quantidade de cacau,
consequentemente maior teor de flavonóides. O leite contido no chocolate ao leite pode interferir na absorção intestinal dos flavonóides e o chocolate branco não contém quantidades significativas de cacau, por isso o chocolate amargo é o mais indicado quando se quer usufruir dos benefícios do cacau. “Vale ressaltar que na produção de chocolate se utiliza a manteiga de cacau com elevada concentração de gordura, além de conter excesso de açúcar, sendo assim, o consumo deve ser moderado.”

Atenção: olho vivo na embalagem! A culinarista Pat Feldman acredita que todas as propriedades do cacau podem ser descartadas se o mesmo for consumido com exagero de açúcar e outros aditivos. “O produto que hoje é vendido como ‘chocolate’ é uma mistura de aroma artificial sabor chocolate, aroma artificial de baunilha, lecitina de soja, óleo de soja, gordura vegetal hidrogenada, leite em pó, açúcar refinado ou adoçante artificial, estabilizantes, conservantes, emulsificantes, corantes e – com muita sorte – algum cacau e manteiga de cacau. Para conferir, basta ler o rótulo das marcas mais conhecidas”, diz Pat, que completa: “o chocolate saudável baseia-se em puro cacau, manteiga de cacau, uma mínima quantidade inevitável de açúcar ou outro adoçante natural (muito menos que os produtos populares) e pouco leite.”

Preciosidades do cacau

Magnésio: ele auxilia no funcionamento do coração, do cérebro e do sistema digestivo (combate a constipação digestiva). É também importante para o desenvolvimento da estrutura óssea.

Ferro: é criticamente necessário para alimentação, faz parte do oxigênio que transporta proteína chamada hemoglobina, que mantém o nosso sangue saudável.

Cromo: é um importante mineral que ajuda a balancear o açúcar no sangue.

Theobromina: dilata o sistema cardiovascular tornando o trabalho mais fácil para o coração. É uma das principais razões do cacau ser parte importante de uma dieta saudável para o coração.

Antioxidantes: cacau contém a maior concentração de antioxidantes entre os alimentos naturais.

Manganês: é um micromineral essencial. O manganês ajuda o ferro na oxigenação do sangue e na formação da hemoglobina.

Zinco: outro micromineral essencial desempenha um papel crítico no sistema imunológico, fígado, pâncreas e na pele.

Cobre: ajuda na formação saudável do sangue.

Serotonina: é o principal neurotransmissor no corpo humano, ajudando a construir nosso “escudo de defesa contra estresse”.

Fonte: Andreia Moreira Cairrão, engenheira de alimentos do setor de Qualidade e Tecnologia – Pesquisa e Desenvolvimento.

(UOL)

Publicidade
Publicidade

Enquete

Quem merece ganhar o 2º turno das eleições em Rondônia?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com