Take a fresh look at your lifestyle.

Saúde orienta o combate aos caramujos na cidade de Ji-Paraná

Os moluscos se reproduzem principalmente em terrenos vagos e com entulhos, o município possui cerca de dois mil lotes.

m_caramujosNo período chuvoso começam a aparecer os caramujos africanos em terrenos baldios da cidade. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está fazendo a captura do caramujo em locais públicos no município e esclarece a população sobre o procedimento para a execução dos caramujos.

Caramujos africanos estão sendo encontrados em alguns bairros. Os bairros com maior foco estão sendo o São Francisco, Primavera, JK, Casa Preta e Seringal.

São bairros mais alagados e com maior índice de terrenos baldios. Segundo o agente da Funasa, Francisco José da Silva Olanda, os moradores devem manter seus quintais limpos para evitar que o aparecimento da “praga” aumente no período chuvoso.

“Os caramujos procuram lugares úmidos para fazer a desova nessa época. A proliferação é muito rápida, pois este tipo de molusco se reproduz com facilidade. O contado com a baba desse animal contaminado por algumas verminoses pode levar a morte”, alerta Olanda.

Olanda alerta para que a população não jogue sal no molusco. “Na coleta do caramujo é necessário o uso de luvas para que não entre em contato com a pele. No local da eliminação, colocar cal ao invés de sal, porque o sal danifica o meio ambiente. Deve-se ter cuidado também com a concha para que não vire criadouro do mosquito da dengue”, enfatiza Olanda.

O agente da Funasa alega que o governo não tem um programa especifico para o combate ao caramujo. Equipes da dengue é que tem feito o trabalho de orientação e captura do molusco.

O caramujo é um molusco nativo do nordeste da África. Possui alta capacidade reprodutiva e coloca até 1600 ovos por ano, alimenta-se de frutas, verduras, hortaliças e até mesmo de papelão, de plástico e de tinta de parede e até fezes de animais. Além disso, não possui predador natural, o que favorece sua rápida proliferação.

Comentários
Carregando...