Santos, Flu e Avaí encaminham títulos; veja como estão as finais pelo país

por ESPN.com.br

As decisões dos maiores campeonatos estaduais do Brasil começaram neste domingo, e três times ficaram muito próximos do título: Santos, Fluminense e Avaí venceram por três gols de diferença, praticamente definindo os campeões em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Mas, se nesses três estaduais a taça já parece ter um dono, nos outros torneios pelo país a disputa continua aberta – foram sete empates em todo o país, nas decisões do Gaúcho, Mineiro, Baiano, Pernambucano, Paranaense, Goiano e Cearense.

Na Paraíba, o Sousa venceu o Campinense por 2 a 0 na decisão do returno, impedindo a festa do rival. Agora, as duas equipes disputarão a final, em dois jogos, a partir de quarta-feira. Enquanto isso, no Rio Grande do Norte, o América venceu o clássico com o ABC, conquistando o 33º título estadual de sua história.

Veja como estão os principais campeonato estaduais do Brasil:

Campeonato Paulista – Primeiro jogo: Guarani 0 x 3 Santos

Em busca de seu primeiro tricampeonato desde 1967-69, o Santos venceu o Guarani por 3 a 0 e ficou muito perto de chegar ao título. O destaque da partida foi o atacante Neymar, autor de dois gols. O jovem craque igualou-se a Serginho Chulapa e João Paulo como maior artilheiro do clube após o fim da Era Pelé, com 104 gols.

No segundo jogo da decisão, marcado para o próximo domingo, no Morumbi, os santistas garantem a taça mesmo com derrota por dois gols de diferença. Para o Guarani, uma vitória por vantagem de três gols leva a decisão para os pênaltis.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, no Morumbi

Campeonato Carioca – Primeiro jogo: Botafogo 1 x 4 Fluminense

Com a goleada por 4 a 1 na primeira partida, o Fluminense ficou muito perto de conquistar o título do Estadual do Rio. Os comandados por Abel Braga tiveram uma grande atuação, com destaque para os dois gols de Rafael Sóbis e para o golaço de bicicleta de Fred.

O Botafogo, que não havia perdido nenhuma vez em suas 24 partidas no ano, precisa agora de um milagre para alcançar o título estadual. A equipe comandada por Oswaldo de Oliveira tem de vencer o Fluminense por três gols de diferença para levar o duelo para os pênaltis; só uma vitória por quatro ou mais gols dá o título direto aos botafoguenses.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, no Engenhão

Campeonato Gaúcho – Primeiro jogo: Caxias 1 x 1 Internacional

No primeiro jogo, o Caxias saiu na frente, mas cedeu empate ao Internacional. No segundo duelo, os colorados jogam por um empate sem gols, já que marcara uma vez fora de casa.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, no Beira-Rio

Campeonato Mineiro – Primeiro jogo: América-MG 1 x 1 Atlético-MG

A primeira partida da decisão teve o América alcançando o empate nos minutos finais. Com o resultado, o Atlético entra em campo para o segundo jogo precisando apenas de mais um empate para chegar ao título. A vantagem foi obtida graças à melhor campanha na primeira fase.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, no Independência

Campeonato Paranaense – Primeiro jogo: Atlético-PR 2 x 2 Coritiba

O empate na primeira partida mantém o título completamente aberto. Como não há gol fora de casa, os dois times entram para o duelo decisivo em igualdade de condições. A vantagem do Coritiba é poder jogar em casa.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, no Couto Pereira
Campeonato Baiano – Primeiro jogo: Vitória 0 x 0 Bahia

O empate sem gols na primeira partida manteve a vantagem do Bahia, dono da melhor campanha na fase de classificação. Para ser campeão e quebrar o jejum de 11 anos sem conquistar o estadual, o Bahia precisa apenas de um novo empate no segundo jogo.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, no Pituaçu

Campeonato Catarinense – Primeiro jogo: Avaí 3 x 0 Figueirense

Depois de assistir a títulos do rival nos dois primeiros turnos, o Avaí venceu com autoridade o Figueirense, na primeira partida da decisão. Agora, o Figueira precisa vencer por três gols no Orlando Scarpelli para levar o duelo para os pênaltis, já que a conquista dos dois turnos não dá qualquer vantagem na decisão.
Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, Orlando Scarpelli

Campeonato Cearense – Primeiro jogo: Fortaleza 0 x 0 Ceará

Após o empate sem gols na primeira partida, o Ceará precisa apenas de mais uma igualdade para conquistar o título. O clube leva vantagem por ter feito melhor campanha da primeira fase.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, no Presidente Vargas

Campeonato Pernambucano – Primeiro jogo: Santa Cruz 0 x 0 Sport

O empate sem gols na primeira partida deixou o Sport mais perto do título. No segundo jogo, na Ilha do Retiro, o clube precisa apenas de um novo empate para conquistar o estadual.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, na Ilha do Retiro

Campeonato Goiano – Primeiro jogo: Atlético-GO 2 x 2 Goiás

O Goiás ficou à frente do placar duas vezes, mas cedeu o empate ao Atlético no primeiro jogo da decisão. Na segunda partida, a equipe esmeraldina joga por mais um placar de igualdade, por ter feito mais pontos durante todo o estadual.

Segundo jogo: domingo, 13/5, às 16h, no Serra Dourada

Campeonato Paraibano – Decisão do 2º turno: Campinense 0 x 2 Sousa

Com a vitória, o Sousa conquistou o título do segundo turno do estadual. Agora, as duas equipes começam a decidir o título. O primeiro duelo será na quarta-feira, às 20h15, no Marizão, casa do Sousa; o segundo, às 16h de domingo, será no Amigão, com mando do Campinense.

Campeonato Potiguar – Segundo jogo da final: ABC 0 x 2 América (CAMPEÃO)

Com a vitória na segunda partida, o América conquistou o título estadual, o 33º de sua história e o primeiro desde 2003.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here