Prefeitos entregam proposta de aumento nos repasses do FITHA 2010

Uma proposta elaborada pela Associação Rondoniense de Municípios (AROM) foi entregue ao diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Jaques da Silva Alvagle.

No documento, o presidente da entidade, prefeito Laerte Gomes (PR), de Alvorada do Oeste, propõe que o valor do repasse do Fundo de Infra-estrutura de Transportes e Habitação (FITHA) seja aumentado. O pleito, que foi discutido em reunião com prefeitos na tarde desta segunda (22), em Porto Velho, será analisado pelo Conselho Estadual do fundo, para definição ainda neste mês.

Laerte Gomes e o secretário Geral da AROM, prefeito Charles Luiz (PDT), de Alto Paraíso, justificaram a solicitação de aumento dos recursos e agradeceram a prontidão de Jaques da Silva. Na reunião, o diretor anunciou que o órgão pretende manter o mesmo percentual de repasses do FITHA, mas que acredita na possibilidade de aumento, tendo em vista a sensibilidade do governo do estado com o municipalismo.

O prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro (PMDB), disse que o recurso do FITHA captado em 2009 está sendo utilizado na construção de duas pontes de concreto de 20 metros de comprimentos sobre os rios Leitão (Linha 128) e Riachuelo (Linha 110). A verba também foi empregada na recuperação de 115 quilômetros de estradas vicinais nos distritos de Bandeira Branca e Riachuelo.

Em Vale do Paraíso, o prefeito Charles destinou os recursos do FITHA 2009 também para recuperação de estradas, além de aquisição de máquinas e equipamentos. “Para este ano de 2010, vamos daremos ao dinheiro a mesma finalidade”, disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here