População Cacoalense terá acesso a Campanha de combate a doença Renal

No próximo dia 30, segunda-feira, acontece na praça da igreja Matriz a II Campanha de Prevenção e Combate a Doença Renal. O objetivo e levar o grupo de risco, diabéticos e hiper tensos, a responder um questionário elaborado por médicos e aplicados por alunos da Facimed, para a diagnosticar possíveis casos de doenças renais crônicas ou a prevenção do chamado grupo de risco.

De acordo com o coordenador do projeto e responsável pelo curso de medicina da Facimed, Flavio Ferrari, a campanha e de extrema importância, tendo em vista a falta de informação da população quanto ao assunto. “ Na verdade, as pessoas não sabem que hoje uma doença renal é gravíssima se não tratada e com essa campanha queremos alertar e instruir a todos. Podemos salvar vidas”, conta Flávio.

 Para a médica e professora, Roberta Ferrari Gonçalves, um diagnostico tardio pode levar o paciente e extremos. “ O paciente só chega a nós quando o problema já inspira muitos cuidados,  geralmente os rins estão danificados ao extremo –algo que, em casos mais graves, exige o tratamento por meio de diálise, processo artificial que substitui a filtração dos rins, ou até mesmo um transplante”, revela.

Atualmente a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) estima que mais de 2 milhões de brasileiros sofram de doença renal crônica, sendo que a maioria nem sequer sabe da doença. No mundo, estima-se que haja 500 milhões de pessoas afetadas –em países como EUA, Austrália, Japão, o índice pode chegar a 11% da população.

 

 Reportagem : Jessica Frigo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here