Opinião & Comportamento | Está na hora de arregaçar as mangas: a sociedade precisa aprender a pagar pelos seus sonhos

O mundo é dinheiro, mas é preciso ter orientação para fazer ele chegar até você; está mais do que na hora de fazer algo para si mesmo, para também alcançar o lugar no pódio

Sociólogo ■
Felipe de Jesus

Vejo frequentemente jovens que se formam no segundo grau, tendo consigo, o sonho de vencer e de ter uma vida mais segura. No entanto, percebo que poucos “destes jovens” querem de verdade, fazer algo que lhes dê um futuro promissor e glorioso. A maioria, levada aos encantos da Internet, preferem adentrar dias e noites no mundo digital, vendo exemplos de pessoas que deram certo, para descobrir, uma forma de alcançar a riqueza. Tudo isso, porque só se interessam “hoje” pelos estudos, se tiverem 100% de bolsa de alguma instituição, ou se conseguirem uma chance que não custe nada para o seu bolso. Ou seja, eles tem dinheiro para tudo: celular, carro, moto e baladas, mas para investir no futuro, nada!

De certa forma, essas pessoas são fruto de uma sociedade que ficou mal acostumada com “bolsa de tudo”! Mas ai você me pergunta: “Qual o problema de se depender das varias bolsas, que de certa forma eram dadas as famílias?” Para muitos, nenhum problema, mas o fato é que quando somos educados a ganhar algo constantemente de graça, ficamos mal acostumados e deixamos de valorizar aquilo que nos foi dado. Ou seja, deixamos de ver e de dar o valor real para as coisas.

Por esse motivo, ganhar tudo de graça, nem sempre é o melhor caminho e em tempos de oscilação econômica, pior ainda. Isso, porque nem todo mundo que deseja estudar, vai conseguir uma bolsa de 100% para não pagar nada. Segundo, que, quanto mais tempo a pessoa perder batendo “martelo” no mesmo lugar, menos chance de crescer e de ter oportunidades ela terá. Assim, fica claro que está mais do que na hora de fazer algo para si mesmo, para também alcançar o lugar no pódio.

Autêntico |

Se você não gosta de estudar e não quer gastar dinheiro com qualificação, tudo bem! Mas procure ser mais autêntico mas nas escolhas que for fazer para o futuro e evite copiar os outros, pois, com certeza, esses que deram certo, seja através da Internet, pelo YouTube ou mesmo Instagram, com certeza tiveram uma orientação precisa para chegar onde, de fato, desejavam.

Em uma palestra que participei no ano de 2017, com YouTubers de várias partes do Brasil, escutei uma dica essencial do Matheus Mazzafera, sobre trabalhar com internet. Na conversa que ele teve com o público (em sua maioria jovens), ele comentou que para se dar bem nessa área, é interessante a pessoa estudar, fazer uma faculdade, mesmo que em uma outra área fora da Comunicação. Ou seja, tudo para se ter mais orientação para enfrentar esse mercado.

O mundo é dinheiro, mas é preciso ter orientação para fazer ele chegar até você; está mais do que na hora de fazer algo para si mesmo, para também alcançar o lugar no pódio.

Pense nisso e até a próxima coluna.