Take a fresh look at your lifestyle.

Operação justiça rápida acontece em Cacoal

Por Fernanda Bonilha

O Tribunal de Justiça de Rondônia, visando democratizar o acesso ao Poder Judiciário, criou o Programa “OPERAÇÃO JUSTIÇA RÁPIDA”, nos dias 29, 30/11 e 01/12 acontece a triagem da Mega Operação, promovida pelo Juizado Especial Cível e Criminal de Cacoal, através do Poder Judiciário de Rondônia.

Com o serviço da Justiça Rápida, a população mais carente tem acesso ao Poder Judiciário sem o compromisso de proceder ao pagamento de custas e demais emolumentos, além de sentir a presença do Estado na solução de conflitos. A única exigência é de apresentação de documentos originais e a presença de ambos os interessados no processo. Tal situação alivia o Poder Judiciário porque vê a tutela jurisdicional assegurada, atenuando as distâncias existentes entre a população e o referido poder.

Conforme o Exmo. Juiz Johnny Gustavo Clemes, que coordena os trabalhos, nesta operação haverá apenas triagens para casamentos e outros procedimentos, porém esse ano não haverá expedição de nenhum tipo de documento como: CPF, RG, título de eleitor, entre outros.

O acesso à justiça se efetiva através de resultados práticos e concretos, como o que se extrai de cada Operação Justiça Rápida realizada no Estado de Rondônia que, com tal iniciativa, tem mostrado a verdadeira face da justiça. O comprometimento de seus juízes e a seriedade do programa garante o seu sucesso.

Contudo, observa-se que o Poder Judiciário precisa do apoio do município para que invista em tais atividades em parceria. A participação do município pode ser considerada como investimento porque retornará na forma de um estado democrático de direito, onde os cidadãos têm acesso à justiça, além de contribuir para a melhoria de condições para o desenvolvimento econômico, pela sua repercussão na diminuição do chamado “custo Brasil”.

A audiência será realizada no dia 08/12, a partir das 9h, no Juizado Especial Cível e Criminal, situado na Avenida Porto Velho n°2728, no centro. Para outras ligue para a sede do Juízo nos telefones: 3441-6905 ou 3441-8835.

Comentários
Carregando...