Música

Sonora Brasil chega a Ji-Paraná neste sábado

sábado, 15 de agosto de 2015

O projeto Sonora Brasil realizado em parceria com a Fecomércio e o SESC traz à Ji-Paraná pelo terceiro ano consecutivo grupos musicais

nacionais. O projeto chega à sua 18ª edição com os temas Sonoros de Ofício ‘Cantos de Trabalho’ e Violas Brasileiras. A partir deste sábado o público ji-paranaense poderá acompanhar quatro apresentações de grupos vindos da região nordeste que vão mostrar os Sonoros de Ofícios. Na abertura do Sonora Brasil em Ji-Paraná o Grupo Ilumiara de Minas Gerais. No domingo as Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente, Bahia sobem ao palco do Teatro Dominguinhos. Os espetáculos começam sempre às 19h30. Na segunda-feira as maranhenses Quebradeiras de Coco Babaçu e na terça-feira finalizando as apresentações das Alagoas vem as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e mestre Nelson Rosa.

 

Os Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho apresenta o canto como expressão musical relacionada às atividades laborais, fato social presente na cultura brasileira. Três grupos representam formas tradicionais relacionadas a trabalhos rurais: Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA); e o Grupo Ilumiara (MG), formado por músicos pesquisadores, apresenta repertório recolhido em pesquisas sobre diversas vertentes do tema. Para 2016 estão confirmadas as Violas Brasileiras que este ano percorrem a região sul e sudeste.

As apresentações serão gratuitas de acordo a presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, Keila Barbosa. Sonoros Ofícios apresenta ao público os Cantos de Trabalho, prática ainda vigente em alguns estados do Brasil, concentrados, principalmente, na região Nordeste. Também traz o grupo Ilumiara, que produz repertórios a partir de pesquisas e apresenta em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil.

 

Fonte: Assessoria

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual a sua opinião sobre o porte de armas de fogo?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com