Vilhena

Vilhena e Pimenteiras do Oeste recebem sistema de videomonitoramento

terça-feira, 12 de abril de 2016

Monitorar as fronteiras do Estado através de câmeras de videomonitoramento tem sido um dos investimentos do Governo de Rondônia para auxiliar a polícia no combate aos principais crimes cometidos nestas regiões. Nessa primeira fase, foram contemplados os municípios de Guajará-Mirim, Buritis, Costa Marques, Nova Mamoré, Pimenteiras do Oeste e Vilhena.

Em solenidade nesta sexta-feira (08), que contou com a presença do vice-governador, Daniel Pereira, esecretário adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), César Adilson Pinheiro, foi inaugurado o sistema de videomonitoramento nos municípios de Pimenteiras do Oeste e Vilhena.

Em Vilhena foram entregues 13 câmeras e em Pimenteiras 9, todas com sistema completo – TVs, softwares, estações de trabalho, microcomputadores, centrais de ar, dentre outros equipamentos necessários para a execução do videomonitoramento.

Todos os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio entre oGgoverno de Rondônia e a União, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), visando o fortalecimento dos órgãos policiais na zona de fronteira. O município de Machadinho do Oeste também recebeu
o sistema de videomonitoramento, mas com recursos do governo do Estado.

De acordo com o gerente de Convênio (Geconv), Rafael Brito, o sistema entregue tem capacidade para conectar mais câmeras, podendo futuramente ser ampliado, conforme necessidade, cabendo a administração pública municipal, juntamente com a segurança publica estadual esta ampliação.

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos, onde monitorarão em um ângulo de 360º, durante 24 horas, um grande perímetro. As imagens são armazenadas num sistema e quando necessário são coletadas e servem como material para investigações e até comprovação de determinados crimes.

“Na sala de monitoramento, equipes farão revezamento. Com as imagens, o policial terá com mais facilidade a identificação dos eventos criminosos e acionará uma viatura policial para o determinado local”, explicou o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias de Araujo.

O secretário adjunto de Segurança, coronel Adilson Pinheiro, disse que essa tecnologia vem de encontro aos anseios da polícia ostensiva e consequentemente melhora a prevenção. “Para a polícia judiciária, a gravação das imagens de suspeitos ou de crimes em andamento, facilita a comprovação do delito. Posso dizer que as câmeras são sentinelas a mais nos municípios”, salientou Adilson.

O vice-governador do Estado, Daniel Pereira, destacou que a competência e a boa formação do Policial Militar de Rondônia, que aliado as novas tecnologias garantem uma segurança maior a sociedade. “Certamente crimes possam vir a acontecer, porém a resposta dos órgãos de Segurança será mais rápida e eficiente. Estamos fazendo esforços para que todos os municípios possam também ter esse valor agregado”, finalizou Daniel.

A solenidade contou, também, com a presença do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Chianca, e demais autoridades representativas dos municípios.

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual sua opinião sobre a PEC 241, que limita os gastos do Governo Federal ?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com