Presidente Médici

Em Médici, alunos municipais aprendem cooperativismo

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Com proposta pedagógica eficaz e aplicação da disciplina de forma assimilável, as agentes de formação infantil vêm registrando resultados surpreendentes

Alunos do nível fundamental em seis escolas municipais de Presidente Médici/RO desenvolvem conhecimentos financeiro e cooperativista. Pelo menos 100 estudantes matriculados no 5º ano recebem a formação través do programa “Um Olhar Para o Futuro”. A iniciativa reúne a parceria entre prefeitura, sindicato rural e a Cooperativa de Crédito Rural – Cresol, que trabalha o conteúdo por meio do Instituto de Formação do Cooperativismo – Infocos.

Com proposta pedagógica eficaz e aplicação da disciplina de forma assimilável, as agentes de formação infantil vêm registrando resultados surpreendentes. A linguagem utilizada em sala é adaptada ao cotidiano dos alunos. Nas aulas são trabalhadas dinâmicas e jogos que fixam o assunto e motivam os participantes ao estudo de matemática e língua portuguesa, por exemplo. As leituras têm personagens e o enfoque é para a ajuda mútua entre os indivíduos da sociedade.

As aulas são ministradas mensalmente e duram 1h:30m. De acordo com as agentes Silvanas Rodrigues e Mônica Adriana Souza, toda a forma de abordagem de ensino atente às Leis de Diretrizes e Bases de Educação, estipuladas pelo Ministério da Educação e seus parâmetros. Segundo as colaboradoras, o programa ocorre em três fases programáticas: 1ª contato com os sete livros, 2ª intercâmbio com visitas à cooperativa e propriedades produtivas e 3ª formatura com entrega de certificado.

O programa

Em Rondônia, Médici é o primeiro município contemplado com o programa, mas a Cresol pretende executar o plano de expansão com a celebração de parcerias com as demais prefeituras. Na prática, a administração municipal oferece o ambiente escolar e a cooperativa disponibiliza o trabalho voluntário dos agentes, bem como toda a logística de materiais e deslocamento dos envolvidos. Em Médici, o projeto abrange cinco escolas na zona rural e uma na cidade, somando sete salas de aula.

Para a implementação do programa, os gestores educacionais da Secretaria Municipal de Educação – Semec fizeram análises técnicas de viabilidade e recepcionaram a ideia. De acordo com Celino Greco, secretário da Cresol de Ji-paraná e coordenador do posto de atendimento local, o projeto foi apresentado à prefeita Lurdinha do Sindicato, que assinou o Termo de Parceria com a sinalização positiva do secretário de educação, Carlos Cardoso. “Não há oneração à prefeitura”, destacou o dirigente.

O projeto “Um Olhar Para o Futuro” foi inicializado em 2011, no estado do Paraná-PR, onde funciona a sede geral da Cresol. Atualmente, no Paraná e em Santa Catarina/SC, 30 municípios já operam o programa juntamente com as respectivas prefeituras. O conteúdo ministrado é padronizado, sendo elaborado por um grupo de pedagogos. Além disso, os agentes de formação são capacitados pelo instituto Infocos.

Para o coordenador do curso em Rondônia, Marcilei Serafim Germano, do Infocos, os trabalhos devem atingir as famílias através das crianças que passam a reproduzir o “espírito cooperativista”. Isso porque, o programa desenvolve temas ligados à agricultura familiar e postura social consciente sobre cuidados com o planeta, utilização adequada da água e demais condutas para o aprimoramento da vida em sociedade.

No município de Presidente Médici, o sistema contempla as seguintes escolas da rede municipal de ensino: Professor Luiz Capilla (urbana); Cerejeiras (3º linha); Rio S. Francisco (Vila S. Antônio, 7ºlinha); Florestan Fernandes (Assentamento Chico Mendes, Agrovila III); Lima Barreto (linha 14) e Junqueira Freire (linha 140).

Autor:  Willian Luiz/Assessoria

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual sua opinião sobre a PEC 241, que limita os gastos do Governo Federal ?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com