Porto Velho

Número de doadores em Porto Velho está bem abaixo do ideal

segunda-feira, 13 de junho de 2016

 

Junho é o mês em que se comemora o dia mundial do doador de sangue voluntário. Mas a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) ainda não pode celebrar a data com alegria. Isso porque, rotineiramente, o estoque de bolsas de sangue na unidade está baixo, por conta do número reduzido de doadores. Dados apontam que o ideal seriam em torno de 100 pessoas por dia, mas a média atual está em 50 doações por dia.

A assistente social da unidade Cássia Azevedo explica que a unidade atende toda a capital e, sempre que necessário, também os hospitais do interior de Rondônia. “Além de Porto Velho, nós temos unidades em Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. E nossa maior demanda normalmente são em períodos de campanha. Por isso é muito importante que as pessoas se conscientizem da importância da doação de sangue”, afirma Cássia.

O vigilante Vanderson de Sousa Oliveira, de 24 anos, se sentiu sensibilizado durante uma campanha, começou a doar sangue e não parou mais.

“Esta é a quarta vez que venho doar. Antes eu tinha medo, mas um dia vi uma propaganda e resolvi superar. Gostei, e acho uma atitude legal, uma forma de salvar vidas”, avalia.

“Para cada uma doação de sangue, quatro vidas podem ser salvas. É um gesto de caridade, de amor, e que não tem preço e não vai fazer falta para quem doa”, alerta o médico Luis Ronei. Ele acrescenta que é preciso mais consciência das pessoas para que o estoque não fique tão baixo.

 

Elienay da Silva de Amorim foi convencido em 2008. Nesta quarta-feira, ele doava apenas plaquetas. “Se dói? Não, você sente a picadinha da agulha, mas nada que impeça que não seja suportável e o gesto causa muito mais prazer”, comenta.

 

Requisitos para doação

 

Estar em boa condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos (entre 16 e 17 anos deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis);

Ter peso igual ou superior a 50kg;

Estar alimentado, mas evitar alimentação gordurosa;

Homem pode doar até 4 vezes ao ano;

Mulher pode doar três vezes ao ano;

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Autor: RONDONIAGORA.COM

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual a sua opinião sobre o porte de armas de fogo?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com