Porto Velho

Conselho Municipal de Transporte Coletivo discute reajuste de tarifa

sexta-feira, 6 de maio de 2016

 

O Conselho Municipal de Transporte Coletivo (Comtrans/PVH) se reuniu, na tarde de quarta-feira (4), na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), para discutir, entre diversos assuntos, a melhoria no serviço de transporte coletivo, implantação de paradas de ônibus coletivos e escolares e a fixação dos índices de reajustes das passagens do transporte coletivo do município.

“Todos sabem a luta que foi para melhorar este sistema. De conseguir tirar empresas que estavam há mais de 30 anos atuando no município. Foi uma grande batalha judicial. Houve a entrega de todos os 180 ônibus, destes, 43 são novos. Hoje temos a frota mais novas das capitais do país”, disse o titular da Semtran e presidente do Conselho, Antônio Jorge dos Santos (Jorjão), ao explicar que o principal objetivo da reunião foi estudar a melhoria do transporte coletivo.

Outro ponto discutido foi o reajuste das tarifas. “Toda discussão sobre aumento de tarifas tem que ter previamente a reunião com o Conselho. Depois disto, encaminhamos nossas conclusões para o Executivo. Já tem quase cinco anos que não acontece o aumento da tarifa. Anteriormente, as empresas queriam que o prefeito desse o aumento para depois ter o reajuste, no entanto este não é o nosso caso. Temos a consciência que nossas observações sobre o transporte coletivo atingem muita gente como estudantes, deficientes, idosos e trabalhadores”, destacou.

O secretário disse ainda que o objetivo é trabalhar um reajuste dentro do mais justo para a população. “O Consórcio SIM está cumprindo o combinado, mas o país está em crise. Dentro da análise da prefeitura, o máximo que a tarifa poderia chegar seria R$ 3,00, baseado em uma tabela do Ministério dos Transportes, no entanto a proposta do Consórcio Sim é de R$3,45”, complementa Jorjão.

A questão ainda não foi fechada e uma nova convocação foi feita para essa sexta-feira (6), quando os integrantes do Conselho Municipal de Transporte Coletivo vão se reunir novamente para discutir o assunto.Além do titular da Semtran, Jorjão, participaram da primeira reunião do Comtrans os representantes da secretaria Carlos Guimarães de Souza e Luiz Everton Kemp; o adjunto da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Christian Camurça; a adjunta, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jandernoura Araújo Rodrigues Alves; a diretora executiva do Consórcio SIM, Elizabete Barufaldi; o presidente do Grupo Comunitário Zona Sul (G14), Vinicius Meireles de Lima; os estudantes; representantes do Sindicato dos Taxistas dos Transportes Escolares Turísticos e Fretamento de Rondônia (Sintax).

O conselho tem por finalidade apreciar e opinar sobre matérias pertinentes ao tráfego e trânsito municipal, urbano e rural; zelar pela observância da legislação, equacionando as adaptações das normas de trânsito e de tráfego e opinar sobre assuntos referentes ao transporte colelivo.

Autor: Assessoria

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual sua opinião sobre a PEC 241, que limita os gastos do Governo Federal ?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com