Ouro Preto do Oeste

Simulação de acidente de trânsito causa impacto

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Assustados, os motoristas passavam devagar, curiosos para saber o que havia acontecido no local. Tratava-se de uma simulação de acidente de trânsito, com feridos e vítimas fatais

Era inicio da tarde desta terça-feira, 29, horário de grande fluxo de veículos no trânsito, quando começou a tomar corpo uma cena a priori macabra na confluência da Avenida Daniel Comboni com Rua Dos Seringueiros centro de Ouro Preto do Oeste. Assustados, os motoristas passavam devagar, curiosos para saber o que havia acontecido no local. Tratava-se de uma simulação de acidente de trânsito, com feridos e vítimas fatais – ação impactante da equipe de educação de trânsito da 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) e participação dos alunos da Escola Estadual 28 de Novembro que fazem parte o projeto ”Anjos no Trânsito”. A simulação foi realizada para mostrar aos condutores que se não houver responsabilidade e respeito às leis de trânsito o resultado pode ser fatal.
Um carro capotado foi colocado em um ponto estratégico da via urbana junto com uma moto, o que produziu uma cena surreal. Os alunos/ atores, maquiados, pareciam ter sofrido lesões graves nas pernas, braços e crânios. Um aluno/ator tinha corante vermelho escorrendo pela cabeça e pés, mostrando que era vítima fatal sobre o para brisa de um veículo.

“Estou tremendo e impressionado com o que vi. Foi muito real. Acho que o Detran tem que nos impactar mesmo, nos mostrar a realidade de perto e nos chamar para a responsabilidade”, avaliou a dona de casa Denise Figueiredo que passava pelo local na hora da simulação.
Avaliação
Para a pedagoga Sirlei Rodrigues de Matos que faz parte da equipe de educação de trânsito da 7ª Ciretran, é tempo de dar um basta nos acidentes. “Esta simulação ficará marcada na mente de todos que passaram por aqui, porque foi chocante”, assegurou Sirlei, destacando que o foco do Detran-RO são as campanhas educativas impactantes e uma movimentação permanente visando conscientizar os condutores. Ao longo do ano de 2016, a 7ª Ciretran realizou diversas campanhas educativas com o objetivo de conscientizar a população para um trânsito melhor.

A diretora da Escola Estadual 28 de Novembro pedagoga Rose Lubiana que esteve acompanhando durante todo o tempo a simulação destacou a participação dos alunos do projeto “Anjos no Transito”, que visa promover a formação de adolescentes com idade entre 15 e 18 anos para tornarem multiplicadores para o exercício da cidadania participativa e para a adoção de comportamentos seguro no trânsito. “Ação altamente positiva pelas cenas que causou impacto à todos que tiveram a oportunidade de presenciar. Devemos ter em mente que no trânsito somos todos responsáveis e atividades como esta se faz necessário”, asseverou a diretora.

Alexandre Araujo/Secom

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual sua opinião sobre a PEC 241, que limita os gastos do Governo Federal ?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com