Machadinho do Oeste

Planejamento estadual disponibiliza ferramenta de gestão a Machadinho do Oeste

sábado, 7 de novembro de 2015

A implantação do Sistema de Gestão de Projetos (Sigep),  ferramenta online de monitoramento de programas e projetos, na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e os resultados alcançados com a utilização do sistema despertou o interesse da prefeitura de Machadinho do Oeste que solicitou a utilização da ferramenta. Idealizada e desenvolvida por equipes da própria secretaria, o Sigep foi implantado na Sepog em fevereiro deste ano com objetivo de modernizar o modelo de gestão existente no órgão e inovar o acompanhamento das ações, conforme determina o governador Confúcio Moura.

A intenção de instalar o sistema na prefeitura foi demonstrada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) há aproximadamente três meses. Agora, a realização do Workshop de  Planejamento marcou a implantação do Sigep no município. O evento, conduzido pelo assessor de gabinete, Natan Oliveira, foi necessário para que os servidores entendessem a razão da ferramenta e fundamentassem a escolha dos projetos prioritários. No encontro, envolvendo gestores do município, os participantes definiram a missão e visão da prefeitura, além internalizar a importância de um planejamento real. “É necessário compreender os conceitos e a filosofia do sistema. Se só entregarmos a ferramenta ela pode não alcançar o objetivo pretendido”, explicou Natan.

O prefeito de Machadinho, Mario Alves da Costa, participou durante os dois dias do evento e agradeceu ao Governo do Estado por disponibilizar a ferramenta. Ele afirmou que a aproximação do final do ano não é empecilho para implantar o sistema, pois tudo o que for possível ser feito enquanto for o gestor para melhorar a gestão pública ficará como um legado e terá reflexo nas próximas administrações. Como resultado do evento, foram inseridos no Sigep 18 projetos prioritários, dois para cada secretaria municipal. Os projetos deverão ser concluídos até o final do ano, segundo o prefeito.

Modernização da Gestão

O desenvolvimento do Sigep faz parte do eixo de Modernização da Gestão Pública do Governo do Estado e está sendo disponibilizado às prefeituras e demais instituições públicas interessadas de forma gratuita para que também façam parte deste processo. As prefeituras dos municípios de Rio Crespo, Alto Paraíso, Jaru, Urupá, Cacoal, Chupinguaia, Nova Brasilândia, São Francisco do Guaporé, Ouro Preto e Costa Marques também mostraram interesse e devem implantar o sistema nos próximos meses.

Texto: Jane Carla

Fonte: Assessoria/Sepog

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual sua opinião sobre a PEC 241, que limita os gastos do Governo Federal ?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com