Ji-Paraná

Nilton Cezar busca atender reivindicações de povos indígenas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O presidente da Câmara Municipal, Nilton Cezar Rios (PSB) promoveu uma reunião com os representantes das etnias Araras e Gaviões e o prefeito Jesualdo Pires (PSB) para discutir a aplicação de várias medidas visando à melhoria do bem estar dos povos das etnias presentes no município.

Entre as reivindicações estão as seguintes: a aquisição de um terreno no segundo distrito para a construção da sede Regional da Funai, construção de muro e compra de equipamentos da Casa do Estudante Indígena que vai abrigar cerca de 50 estudantes das etnias, além da implantação do Departamento para Assuntos Indígenas junto ao poder executivo, matéria inclusive já aprovada em projeto de lei apresentada pelo vereador Nilton Cezar Rios (PSB).

Para Nilton Cezar a criação do Departamento vai resultar na valorização dos povos Gavião e Araras. “O objetivo é a aproximação entre as comunidades indígenas e o executivo, visando garantir o bem estar de todos”, afirmou Nilton Cezar.

Para o prefeito Jesualdo Pires (PSB) a medida se reveste da maior importância já que as duas comunidades terão oportunidade de participar de decisões importantes que beneficiem a todos. Em Ji-Paraná são cerca de 1.200 indígenas distribuídos em duas etnias.
O líder Welington Gavião entende que os indígenas precisam ocupar espaços dentro da administração pública e que a criação do Departamento vai contribuir com a melhoria de vida dos povos. “Com a implantação do Departamento para Assuntos Indígenas teremos oportunidades de discutir a manutenção e recuperação das estradas, além de infraestrutura para a população”, disse o
líder.

No estado são cerca de 12 mil pessoas distribuídas em 38 etnias, sem contar com os povos que vivem isolados das demais etnias.

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com