Cacoal

Prefeitura de Cacoal garante destinação para pneus em desuso

sexta-feira, 18 de novembro de 2016


A ação visa amenizar os problemas ambientais e de saúde pública através da destinação correta.

Para controlar o descarte feito inadequadamente dos pneus em desuso, a Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vem realizando a coleta dos pneus espalhados pela cidade deixados pela população e tem feito encaminhamento para a reciclagem. De acordo com os dados da referida ação cerca de 300 pneus toda semana são recolhidos por uma empresa especializada em reciclagem.

Segundo o coordenador do licenciamento ambiental da Semma, José Aparecido Limeira da Silva, Cacoal possui um ponto de coleta disponibilizado e administrado pela Prefeitura Municipal, para onde são levados os pneus recolhidos pelos agentes da Semma, ou aqueles levados diretamente por borracheiros, recapadores, descartados voluntariamente pelos moradores. “Por enquanto é um local provisório, já que nosso antigo barracão pegou fogo em abril desse ano. Estamos atendendo aqui até dezembro e queremos informar a toda população que quando precisarem descartar algum pneu entrem em contato com a Semma ou venham até o depósito. O nosso foco é a coleta e dar a destinação correta aos pneus inservíveis”, explica José Aparecido.

Por meio de um convênio realizado com a Prefeitura, a Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis, fica responsável por toda gestão da logística de retirada dos pneus inservíveis do Ponto de Coleta e pela destinação ambientalmente adequada deste material em empresas destinadoras licenciadas pelos órgãos ambientais competentes e homologados pelo Ibama. “É um grande incentivo à sustentabilidade e também em defesa da saúde pública em Cacoal, combatendo assim a proliferação do mosquito da dengue. Precisamos manter a política de retirar de circulação materiais que representam danos à sociedade”, afirma o coordenador.

Serviço
O depósito funciona na Rua Aluízio Ferreira, no bairro do Incra, no galpão localizado nos fundos do Country Clube, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h as 17h. Ou entre em contato com a Semma através do telefone (69) 3907-4076. O local é ideal para evitar que pneus inservíveis sejam jogados em lotes vagos, beiras de estrada e cursos d’água. Os pneumáticos podem levar milhares de anos para entrar em decomposição. Quando descartados em locais inadequados, além de poluir o meio ambiente, podem acumular água, servindo como criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual sua opinião sobre a PEC 241, que limita os gastos do Governo Federal ?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com