Cacoal

Por promover ações de garantia dos direitos das crianças e adolescentes Cacoal conquista Selo UNICEF 2013-2016

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A certificação de município aprovado abre portas para novos programas e projetos

Após cumprir extensa agenda proposta pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o município de Cacoal foi agraciado com uma importante certificação internacional: o Selo Unicef Município Aprovado da Amazônia Legal, edição 2013/2016. A premiação que aconteceu na última terça-feira (22), em Porto Velho é a comprovação de que os índices sociais que medem a qualidade de vida de crianças e adolescentes melhoraram nos últimos anos.

É uma forma encontrada pelo Unicef de estimular os municípios a assumirem a missão com estes públicos e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la. “Nossa gestão foi pautada por uma constante preocupação com crianças e adolescentes. Trabalhamos incansavelmente para oferecer condições dignas às crianças do município. O Selo Unicef foi uma consequência do nosso trabalho. O prêmio veio para coroar e fechar com chave de ouro esta gestão”, afirmou o prefeito de Francesco Vialetto.

Cacoal tem sido destaque nos últimos anos com a escolha do município em excelência na gestão, combate às drogas, segurança pública, sustentabilidade e meio ambiente. A secretária de Assistência Social e Trabalho e articuladora do Selo Unicef no município, Mirian Lacerda, destacou o trabalho realizado para a obtenção do prêmio. “Tivemos ações pontuais na Educação, Saúde e Assistência Social. Conseguimos melhorar e manter nossos índices e cumprimos rigorosamente com as etapas propostas. Este foi nosso caminho. Com o empenho dos envolvidos em cada Secretaria, estamos sendo reconhecidos”, explicou Mirian.

“O Selo Unicef é, acima de tudo, um incentivo para que cada vez mais políticas públicas para crianças e adolescentes sejam implantadas. Se conseguimos o Selo, é porque atingimos os índices. Se atingimos os índices, significa que os munícipes foram beneficiados. E isso é o mais importante”, finaliza a secretária. Além de receber a certificação, o município fica habilitado para outras ações pertinentes ao desenvolvimento do projeto de qualidade e melhoria da infância e adolescência, como bibliotecas e computadores, além de quadras esportivas e coleções de livros.

No Estado
Em Rondônia, 34 municípios se inscreveram nesta 2° edição, mas somente 18 garantiram o selo. Além de Cacoal, os municípios que receberam o selo no estado foram Cerejeiras, Espigão d’Oeste, Jaru, Cujubim, Monte Negro, Pimenteiras do Oeste, Santa Luzia do Oeste, Buritis, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé, Alto Alegre dos Parecis, Corumbiara, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Vale do Paraíso.

Sobre o Selo Unicef
O Selo Unicef Município Aprovado é uma estratégia para promover os direitos das crianças e adolescentes. O Selo é um investimento no desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e dos atores locais e um investimento em uma mobilização social em favor do desenvolvimento municipal.Os municípios que conseguem os maiores avanços obtêm um reconhecimento internacional: o Selo Unicef Município Aprovado.

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual a sua opinião sobre o porte de armas de fogo?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com