Cacoal

Cursos da Semast reconhecido pela comunidade

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Durante todo o ano de 2010 diversos cursos de geração de renda foram realizados pela Prefeitura de Cacoal por meio da Secretaria de Ação Social e Trabalho – SEMAST. Na última terça-feira, dia 14, a Associação Rural Aristides Ferreira, localizada na Linha 10 foi sede de encerramento do curso Pintura em Tecido, ministrado pela professora Maria de Lourdes M. Gonçalves.

Ao todo, mais de vinte mães daquela associação rural participaram do referido curso, realizado entre os dias 17 de novembro a 06 de dezembro com a carga horária de 100 horas de duração. Os vários cursos realizados pelo Programa “Brincando de Roda” da SEMAST contam com o total apoio e incentivo do prefeito Padre Franco; da secretária Bella Borghi com sua equipe técnica, sob a coordenação de Luciana de Jesus. O referido programa é mantido com recursos próprios do município; seu principal objetivo é a geração de renda, através da capacitação de mães; que podem durante os cursos, levarem os seus filhos, para serem monitorados, entretidos e alimentados. A geração de renda se concretiza de duas formas; com a capacitação, as mães são estimuladas a produzir e comercializar suas peças (bordados, pinturas em tecido, tapetes em crochê, manicure/pedicuro, etc.) e também que a “aprendiz” de hoje, possa ser a “capacitadora” de amanhã, percebendo para ministrar novos cursos. Vale ainda ressaltar que todo aprendizado é gratuito.

O encerramento contou com presença da Secretária Municipal de Ação Social e Trabalho, Bella Borghi, que aproveitou o momento para agradecer e enaltecer as mães pela participação, salientando que a “Administração Cacoal para Todos” está trabalhando em favor da melhoria de vida de toda população Cacoalense, elogiando o prefeito Padre Franco Vialetto por estar levando oportunidades de geração de renda e conhecimento para as famílias de Cacoal.

Todo o trabalho desenvolvido pela SEMAST é no sentido de somar esforços e de promover ações com o objetivo de aprimorar talentos da população cacoalense, que por sinal há muita gente com espírito empreendedor. Através de cursos, palestras e muitas outras ações nesse contexto, a Secretária tem agido intensamente e, dentro do que é estabelecido, tem procurado fazer o que é possível, de maneira que o público alvo seja atendido plenamente. “A inclusão social e o resgate de potenciais de pessoas que tem talentos são metas que estão sendo trabalhadas e merece todo nosso reconhecimento”, disse Isleide Simone Plaster, liderança da Linha 10, agradecendo a oportunidade oferecida pela Prefeitura de Cacoal.

PIONEIRA DESTACA MELHORA DA AUTO-ESTIMA

Eloína dos Santos Costa, pioneira em Cacoal, mas precisamente na Linha 10, catequista e coordenadora do Grupo de Mulheres na Comunidade Nossa Senhora de Fátima na Linha 10, casada há 40 anos com Ilton José dos Santos, 04 filhos, destacou a importância da oportunidade oferecida pela Prefeitura e participou dos cursos, sendo o primeiro Bordados e agora Pintura em Tecido.

Eloína disse que durante a realização dos cursos percebeu a melhora de sua saúde, auto-estima e relacionamento com as pessoas. Ela conta que seu marido Ilton faz tratamento de câncer há 12 anos; que resultou em sua depressão.

Através do convívio com os grupos e os cursos ela abandonou os remédios controlados que tomava e percebeu que suas mãos retomaram as movimentações normais. No aprendizado sente-se mais feliz, chegando a ser curada pela depressão. Ela conta que com a união e apoio da família seu marido está realizando o tratamento e foi um dos doadores de gado para o Leilão realizado pela ARCA em favor do Hospital São Daniel Comboni, no último domingo, cuja renda arrecadada ultrapassou mais de R$ 250 mil.

Devemos tudo isso ao nosso prefeito Padre Franco que criou comunidades, Escola Agrícola, Centro Profissionalizante Fiovo Camanioni, Hospital São Daniel Comboni, e agora está servindo o povo com respeito, transparência e determinação. “Padre Franco é o prefeito de Deus para o povo”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Enquete

Para você o Brasil está preparado para receber a Copa como afirma a Presidente Dilma Rousseff??

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com