Take a fresh look at your lifestyle.

Frigorífico de RO com cerca de 800 funcionários deve fechar até setembro

O grupo frigorífico Marfrig comunicou a paralisação das atividades da unidade de Rolim de Moura(RO), na Zona da Mata. Cerca de 800 funcionários serão demitidos ou podem aceitar a transferência para Chupinguaia, a 204 km de município. A empresa alega que a decisão pela suspensão foi motivada por uma disputa judicial com o proprietário do complexo que havia alugado a planta frigorífica e agora pede a retomada do espaço.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne, Leite e Cereais do município (Sintra-ali), Adilson Victor Cruz, a empresa anunciou que até final de setembro terá que desocupar a unidade. Com isso, procurou o sindicato para tratar da dispensa ou da transferência dos funcionários.

“Os proprietários da planta entraram na Justiça com uma ação de despejo. A empresa recorreu, mas perdeu e agora terá que desocupar a unidade até o fim de setembro”, explica.

O sindicalista afirma que os funcionários que optarem pela demissão receberão os direitos trabalhistas legais; e um curso de qualificação profissional. Para os que decidirem pela transferência, será pago um salário extra como bônus.

Ao contrário do que aconteceu com a empresa JBS, que fechou a unidade no municípiorecentemente, Adilson explica que neste caso não cabe indenização aos funcionários. “A Justiça entende que eles não estão usando de má fé para dispensar os funcionários. Tendo em vista que estão sendo obrigados a desocupar a planta. Com isso, a indenização é descartada. Já fizemos algumas assembleias dentro da empresa e explicamos a situação”, esclarece.

G1 entrou em contato com a empresa, mas foi informado que os representantes locais não comentar sobre o assunto.

Em julho a JBS anunciou a suspensão por tempo indeterminado das atividades no município. De acordo com a empresa, o motivo para a paralisação dos trabalhos é a baixa disponibilidade de animais para abate no estado.

Comentários
Carregando...