Eventos, Vilhena

Saúde indígena é debatida em Vilhena; encontro reúne dezenas de profissionais

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Vilhena, realiza nesta quarta-feira, 13, no auditório do Tribunal de Contas na cidade, uma reunião com agentes administrativos, enfermeiros, médicos e coordenadores de escolas básicas. O objetivo principal do encontro, segundo a enfermeira Solange Pereira Tavares, é debater a saúde indígena. “Neste encontro, nós mostramos as metas alcançadas em 2014, apresentamos a prestação de contas e fazemos o planejamento para 2015; mas, principalmente, discutimos meios de melhorar a saúde indígena”, disse a enfermeira.

O DSEI Vilhena tem abrangência em 18 municípios de Rondônia e Mato Grosso, atuando nma área territorial superior a 5 milhões/ha. A população indígena atendida por esse distrito é de mais de 8.500 habitantes em 182 aldeias de 32 etnias diferentes. “São costumes diferentes, cada aldeia tem sua peculiaridade, mas o convívio é tranquilo”, disse Solange e continuou: “Além disso, nós temos um plano de capacitação e educação permanente dentro da SESAI, que capacita os profissionais para o atendimento ao indígena”, pontuou.

Solange Tavares revelou que as enfermidades mais frenquentes entre os índios vilhenenses são doenças relacionadas ao sistema respiratório e à desnutrição. “As aldeias vilhenenses estão em áreas de terras infrutíferas; aliada aos problemas respiratórios, a desnutrição é uma das mazelas mais comuns, principalmente entre as crianças”, disse Solange, que citou ainda o alcoolismo, problema resultante do contato dos silvícolas com a cultura do “branco”.

A reunião técnico/administrativa do DSEI acontece duas vezes ao ano.

 Fonte: FS
Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual a sua opinião sobre o porte de armas de fogo?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com