Estado

Parceria será constante com o governo a partir de 2017, diz prefeito eleito de Porto Velho

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

São aproximadamente 12 mil unidades habitacionais em Porto Velho, e aqui são 4 mil moradias, o que é maior do que muitos pequenos municípios do interior do estado.

Residencial Cristal da CalamaO governador Confúcio Moura e o prefeito eleito de Porto Velho, Hildon Chaves, voltaram a se reunir, e conforme haviam combinado no início de novembro quando iniciaram dialogo sobre investimentos e projetos em andamento na capital, visitaram na tarde desta terça-feira (5) dois conjuntos habitacionais e a usina de asfalto mantida pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

“As parcerias entre governo e prefeitura são imprescindíveis, e nesta questão relacionada a moradia, especialmente. Tanto a prefeitura quanto o governo tem um papel importante, e na medida em que atuam juntos, de forma ordenada, quem sai ganhando é a população”, disse o prefeito eleito Hildon Chaves após concluir visita ao condomínio residencial Orgulho do Madeira, no bairro Mariana.

Segundo ele, a partir de janeiro de 2017 a parceria vai ser uma constante com o governador Confúcio Moura, “pessoa que admiro e conheço há mais de vinte anos.” A população ganha com uma parceria efetiva, no sentido da palavra. Vamos caminhar juntos”, afirmou.

Hildon Chaves recebeu informações sobre o conjunto de ações articuladas que envolvem governo do estado e setores da prefeitura para dotar o Orgulho do Madeira de equipamentos públicos capazes de produzir qualidade de vida aos moradores. O governador Confúcio Moura disse que há área verde para preservar o espaço e está prevista uma pista de caminhada, lembrando o coordenador de Habitação da Secretaria de Assistência Social (Seas) José Gadelha da parceria com o Sistema S e dos entendimentos com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) para produção de uma horta comunitária.

“São aproximadamente 12 mil unidades habitacionais em Porto Velho, e aqui são 4 mil moradias, o que é maior do que muitos pequenos municípios do interior do estado. É uma verdadeira cidade dentro de outra maior que é nossa capital. Esse assunto vai merecer toda a nossa atenção”, disse Hildon Chaves sobre o Orgulho do Madeira, avaliando positivamente a urbanização do empreendimento. “Em relação ao que temos visto na cidade, é um oásis”, afirmou.

Residencial Cristal da Calama

Confúcio Moura falou sobre o Banco do Povo, instalado no condomínio, e que irá oferecer a moradores, a partir de 2017, a moeda social Orgulho. O governador explicou que é uma moeda digital utilizada por meio de cartão magnético, já realidade em outros municípios de Rondônia, e que tem o propósito de fortalecer a economia local, gerando emprego e renda. Cada Orgulho equivale a R$ 1.

Dirigente do Banco do Povo desde 2007, Arnaldo Luna explicou ao prefeito eleito e seu vice, Edgar do Boi, que o alvo da moeda digital é o cidadão sem acesso a conta bancária convencional, que poderá inclusive pagar de forma parcelada o recurso que emprestar da instituição. O governo, por meio da Superintendência de Desenvolvimento, destinou R$ 2 milhões para empréstimo de pequenas quantias a empreendedores da região.

O condomínio Cristal da Calama, investimento federal do Minha Casa Minha Vida com a contrapartida do governo estadual, com 2.941 unidades, também foi visitado pelo prefeito eleito, que perguntou sobre abastecimento de água no local e entrega das moradias. A secretária Hérica Fontineli informou que há abastecimento próprio, com poço artesiano, e que 490 sorteados não compareceram para apresentar a documentação exigida, o que exigirá outras providências do estado neste mês de dezembro.

USINA DE ASFALTO

Com uma produção de cerca de 15 mil toneladas de asfalto em pouco mais de um ano, segundo o operador da Usina de Asfalto mantida pelo DER Edvaldo de Souza Barros, o governador Confúcio Moura disse que o prefeito poderá contar com essa produção. “É uma máquina grande, robusta, moderna, dá para atender muito Porto Velho”, disse. Ela produz até 80 toneladas de asfalto por hora. O prefeito eleito e o governador visitaram ainda a escola municipal Francisco Chiquilito Erse – a escola Padrão -, com instalações abandonadas.

Autor: Secom/RO

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual a sua opinião sobre o porte de armas de fogo?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com