Esporte

Para tentar evitar ‘grupo da morte’, Fifa bagunça e cria sorteio dentro do sorteio

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Por ESPN

Uma grande manobra da Fifa aumentou bastante a chance de se evitar um grupo da morte com 10 títulos mundiais em campo. Para não deixar a França como a única seleção isolada da Europa em um dos potes do sorteio, a entidade máxima do futebol bagunçou – e muito – a forma como vai definir os grupos do Mundial de 2014.

Todo o problema aconteceu porque os potes para o sorteio da Copa possuem oito times cada e são definidos de maneira geográfica. Desta vez, porém, sobraram nove equipes europeias. Todos esperavam que a França fosse colocada junto com os africanos e os sul-americanos. Isto porque os franceses eram os piores europeus no ranking da Fifa, considerando os números de outubro, utilizados na definição dos cabeças-de-chave.

A ideia da Fifa, porém, foi diferente. O pote dos grupos europeus ficou com nove equipes. Uma delas será sorteada para integrar o grupo com africanos e sul-americanos.

Além disso, ainda será criado um chamado pote X, que contará com os quatro sul-americanos que serão cabeças-de-chave na Copa. (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai). A seleção sorteada será aquela que terá em seu grupo o time europeu previamente sorteado para o pote 2. Só depois o sorteio seguirá normalmente.

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com