Entidades são contempladas com recursos do município e recebem orientações sobre a sua aplicação

Durante a cerimônia de assinatura de convênios com entidades que atuam na área de assistência social em Ariquemes, os dirigentes dessas instituições tiveram a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas a respeito da aplicação dos recursos repassados pela Prefeitura. A solenidade aconteceu na manhã de segunda-feira (23), no Centro Cultural Lídio Sohn.

Na oportunidade, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cláudia Moura, defendeu uma maior aproximação entre as entidades e o poder público municipal.  “Não somos meros distribuidores de recursos, mas co-parceiros na prestação de serviço à sociedade. Temos que trabalhar agregados. Se falhamos vocês também falham e vice-versa. Nesse ano vamos reforçar o monitoramento às entidades,  não com o objetivo de  fiscalizar e punir, mas  para  contribuir para o melhor desempenho de cada uma para a área social”, ressaltou.

O prefeito de Ariquemes em exercício, Márcio Londe Raposo, falou que mesmo o município já sofrendo os reflexos negativos da crise financeira mundial, que repercutem diretamente na arrecadação municipal, o compromisso com as entidades será honrado. “Sabemos que esses recursos que a Prefeitura repassa é essencial para o funcionamento dessas entidades e, conscientes da necessidade dos serviços que elas prestam, manteremos esse compromisso”, frisou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Saulo Moreira da Silva, enfatizou que a atual administração municipal tem dado o exemplo de respeito e atenção às entidades assistenciais de Ariquemes. “Em gestões anteriores, as entidades não contavam com essa contrapartida da Prefeitura”, rememorou.

Nilton Marena, um dos procuradores do município, enfatizou a responsabilidade das entidades na administração dos recursos públicos repassados via convênios. “Vocês estão lidando com dinheiro público, então devem seguir todas as regras da Lei de Licitações na hora de aplicar os recursos. Não se esqueçam disso”, lembrou.

Com a assinatura desses convênios, a Prefeitura se comprometeu com o repasse de quase meio milhão de reais. Desses, R$ 400 mil são recursos próprios. Treze entidades foram beneficiadas nessa primeira etapa. Entre elas: Escola Para a Vida; Missão Kadosh; Asdefari; Associação Educacional Menino Jesus; Associação Evangélica AEASA; Lar Betel; Casa de Apoio Caridade e Fé; Centro Espírita Allan Kardec; Projeto Redano; Casa da Criança Francisco de Assis; Associação de Moradores do Setor 06; Casa de Apoio Restaurando Vidas e Grupo de Atendimento a Vida.

Outros convênios ainda deverão ser assinados ainda nos próximos 30 dias. Ao todo, os repasses para as entidades assistenciais devem atingir cerca de R$ 800 mil em 2009.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here