Destaque, São Miguel do Guaporé

Seringueiras inicia a Campanha de Vacinação contra Poliomielite

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite se iniciou neste sábado 15 e vai até 31 de agosto em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 100 mil postos de vacinação estão em funcionamento neste sábado, “Dia D” da campanha. A meta é imunizar 12 milhões de crianças.

No município de Seringueiras foi realizado nesta sexta-feira 14, uma carreata com o “Zé Gotinha” pelas ruas da cidade no intuito de chamar a atenção dos pais e responsáveis pelas crianças para a campanha de vacinação.

Neste sábado 15, em Seringueiras estão sendo aplicadas as vacinas em dois pontos, na sala de vacina do hospital municipal Joel Pereira Salgado e no Colégio Oswaldo Piana. Partir do domingo dia 16, inicia as vacinações na zona rural do município, a população deve ficar atento aos cartazes colocados em locais estratégicos tais como em comércios, postos de combustíveis, colégios rurais e com as agentes de saúde local para saber a data e local da vacinação em sua região. A meta é atingir 95% das crianças do município.

Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. Os profissionais estão orientados a avaliar a caderneta infantil e a alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso. As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada, segundo a secretaria de municipal de saúde.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.
Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos.

Entre 2013 e 2014, nove países registraram casos da doença: Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

 

Esquema da vacinação de pólio
A vacinação contra poliomielite funciona da seguinte forma: aos 2 e aos 4 meses de idade, os bebês devem tomar a vacina inativada de poliomielite (VIP), que é injetável. E aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, devem tomar a vacina oral de poliomielite (VOP), que é a gotinha distribuída durante a campanha.
Crianças que não receberam as duas primeiras doses injetáveis da vacina contra pólio não poderão receber a gotinha. Quando uma criança com calendário não iniciado, é iniciado com o cronograma adotado normalmente. Ou seja, ela vai receber a primeira vacina injetável naquele dia, a segunda dali a dois meses, e aí vai cumprindo calendário.

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual a sua opinião sobre o porte de armas de fogo?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com