Destaque

Projeto de RO é destaque em evento contra a violência doméstica no RS

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O trabalho da vara de atendimento à mulher será apresentado no encontro

O trabalho da Justiça de Rondônia no combate à violência contra a mulher na vara especializada da comarca de Porto Velho será destaque em evento que se realizará nesta sexta-feira, dia 7, no auditório do Palácio da Justiça em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Trata-se do I Encontro Estadual sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher com o lema: ¿A Jurisdição na Violência Doméstica – Avanços e Desafios¿, que terá como palestrantes o juiz Álvaro Kalix Ferro e a assistente social Maria Inês Soares de Oliveira.

O Juiz de Direito Álvaro Kalix Ferro foi o primeiro juiz titular da vara especializada em Porto Velho, hoje atua como auxiliar da presidência do CNJ. Presidente do FONAVID (Fórum Nacional dos Juízes de Violência Doméstica e Familiar) fará a palestra de abertura do Encontro.

O magistrado do estado de Rondônia falará sobre A Lei Maria da Penha e o Judiciário, destacando a proteção à família de quem é vítima de violência nos lares brasileiros. Em seguida, o papel e a importância da equipe multidisciplinar serão abordados pela Chefe do Núcleo Psicossocial do Juizado de Violência Doméstica, Maria Inês Soares de Oliveira. A assistente social apresentará os avanços do Projeto Abraço, da comarca de Porto Velho, onde, além de punição, a justiça oferece terapia para agressores, vítimas e filhos e onde reduziu o índice de reincidência e deu novos significados às relações de dor e violência vivenciadas por essas famílias.

Programação
O evento destacará ainda os avanços obtidos pela rede de proteção de combate à violência doméstica e familiar e os desafios a ser superados. Reunirá juízes de Direito do RS com competência na área, representantes do Poder Público Municipal e Estadual, ONGs atuantes na prevenção e combate à violência doméstica, integrantes da equipe multidisciplinar do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM) e demais operadores da matéria para abordar a temática e o público em geral também participará.

Na ocasião, a Corregedoria-Geral da Justiça lançará uma cartilha de Combate à violência doméstica contra a mulher, que será distribuída a todas as comarcas do estado.

O evento é promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça, juntamente com a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do RS.
Autor: TJ

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com