Destaque, Empreendedorismo

Iniciativa incentiva moradores do Minha Casa Minha Vida a montar seu próprio negócio

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Por oito meses, a dona de casa Amilca Basílio tentou ser uma empreendedora. Para isso, pegou um empréstimo com o marido para investir na revenda de roupas. O negócio foi bem até o momento em que as primeiras parcelas das mercadorias vendidas foram pagas pelos clientes. “Eu gastava tudo o que recebia. Era para ter triplicado a mercadoria, mas, ao contrário, não tive nenhum lucro. Eu não tinha conhecimento nem planejamento sobre o que fazer com aquele dinheiro”, lamenta.

Amilca vive com a família no residencial Orgulho do Madeira, na zona leste de Porto Velho, um conjunto habitacional que abriga cerca de 4 mil moradias populares construídas através do programa Minha Casa Minha Vida. Foi esse o cenário escolhido pelo Sebrae em Rondônia para realizar uma Maratona de Empreendedorismo, realizada de 20 a 24 de junho.

Uma tenda foi montada dentro do residencial para oferecer comodidade durante a realização de cursos, palestras e oficinas com informações voltadas ao empreendedorismo. O objetivo do evento foi incentivar as famílias da localidade a montar seu próprio negócio. A unidade móvel do Sebrae também marcou presença com atendimento individual para esclarecimento de dúvidas, inclusive para aqueles empreendedores informais interessados na formalização.

Quem compareceu na maratona recebeu consultoria completa, desde o planejamento até o gerenciamento do negócio. “Tem gente que tem uma boa ideia, porém não sabe como dar os primeiros passos para tirar aquilo do papel. Outros são empreendedores com dificuldades para manter a empresa saudável. O Sebrae atuou em todos os pontos importantes para fomentar o empreendedorismo”, explicou o analista do Sebrae Francinelson dos Santos Lima.

 

Superação e capacitação

Quem marcou presença todos os dias do evento foi o empreendedor Sergio Menezes, dono da empresa que fez a sonorização da maratona. Há cerca de seis anos, ele viu o sonho de ser empreendedor se tornar um pesadelo quando foi obrigado a fechar a antiga empresa. “Eu tinha uma loja de informática e nenhuma noção de gerenciamento. Não sabia que o dinheiro da empresa deveria ser separado do meu dinheiro. Era tudo misturado e, claro, não deu certo”.

Sérgio não lamenta os tempos difíceis, pelo contrário, a experiência negativa do passado o fez buscar capacitação no Sebrae. “Aprendi a organizar o fluxo de caixa, a planejar melhor a compra do estoque, separar o recurso da empresa e o meu pró-labore. Hoje sou um microempreendedor de sucesso graças ao Sebrae. Fiz questão de vir pessoalmente cuidar da sonorização, assim aproveito e reciclo meus conhecimentos”, comemorou.

Para o gerente da unidade regional do Sebrae em Porto Velho Rangel Miranda, a participação dos moradores superou as expectativas tanto em quantidade quanto em ideias de negócios. “As pessoas hoje buscam melhorar de vida através do empreendedorismo. Esse é o planejamento e o sonho da maioria dos moradores do residencial que estiveram na maratona. Muitos trouxeram ideias inovadoras que, se bem planejadas, darão muito certo. Eles já começaram bem, buscando informações e capacitações. O Sebrae estará sempre presente: antes, durante e depois da criação do negócio de cada um”.

A realização da Maratona de Empreendedorismo foi parte das demandas do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal que, entre outras funções, visa a estimular famílias de baixa renda, beneficiárias de programas sociais, a gerar renda, fruto de desenvolvimento socioeconômico próprio com fundamentação no empreendedorismo.

Ainda segundo Rangel, mais de 400 atendimentos foram realizados durante os cinco dias do evento. Só o Banco do Povo registrou mais de 250 mil reais em propostas de crédito para o fomento das futuras empresas. Atualmente, mais de 3.500 pessoas vivem no Orgulho do Madeira.

Para mais informações sobre os incentivos ao empreendedorismo do Sebrae em Rondônia, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.

 

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual a sua opinião sobre o porte de armas de fogo?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com