Destaque, Educação

IFRO: Campus Vilhena será inaugurado oficialmente pelo Presidente Lula

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Nesta segunda-feira (29), de Brasília, Lula inaugura 55 novos campi em todo o Brasil

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irá inaugurar, simultaneamente, 25 campi das Universidades Federais e 30 campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A solenidade será na próxima segunda-feira (29/11), às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, também será oficializado nesta data.

O Campus Vilhena possui três blocos, totalizando 5,4 mil metros quadrados construídos. No Bloco A a área é de 2,9 mil m², nos Blocos B e C são mais 2,5 mil m². Já a área do terreno doado ao IFRO chega a quase 80 mil m².  Também foram licitados e aguardam liberação para início da obra o ginásio e a piscina.

Em funcionamento desde o segundo semestre deste ano, o Campus Vilhena oferece qualificação profissional aos que concluíram o Ensino Médio por meio dos Cursos Técnicos em Edificações, Eletromecânica e Informática. E ofertando a partir de 2011, as mesmas formações – só que integradas ao Ensino Médio. Ao todo o campus passará a atender a mais de 300 alunos. Quando formados, eles estarão aptos ao mundo do trabalho em áreas que possuem uma quantidade muito pequena de especialistas.

Segundo Diretora-Geral do Campus Vilhena, Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos, “o Campus tem grande responsabilidade em formar profissionais para impulsionar ainda mais o crescimento da cidade”.

Para o ano de 2012, a previsão é de que inicie a primeira turma do Curso Superior de Licenciatura em Matemática. Abrindo as portas da instituição para concretizar a missão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que é a de disponibilizar cursos do ensino básico à pós-graduação.

A Diretora-Geral explica que com a instalação do Campus Vilhena surgiram novas perspectivas para a cidade e região, além da possibilidade de formação especializada sem a necessidade de locomoção para outros centros urbanos. “Entre suas missões o Campus Vilhena tem por objetivo a integração escola – comunidade – empresa, como também a programas de inclusão social”, ressalta Fabíola.

De acordo com o Reitor Raimundo Vicente Jimenez, durante a cerimônia em Brasília o Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad,também fará a apresentação do Plano Nacional de Educação 2011 – 2020. O Reitor e a Diretora-Geral estarão presentes na solenidade no Palácio do Planalto.

Confira a lista dos 30 campi de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que serão inaugurados pelo presidente Lula:

1.       IFAM – Maués      (AM)

2.       IFAM – Parintins (AM)

3.       IFBA – Irecê (BA)

4.       IFBA – Jequié (BA)

5.       IFBA – Seabra (BA)

6.       IFBA – Camaçarí (BA)

7.       IFCE – Crateús      (CE)

8.       IFCE – Acaraú       (CE)

9.       IFCE – Canindé (CE)

10.    IFES – Ibatiba (ES)

11.    IFES – Vila Velha (ES)

12.    IFGO – Anápolis (GO)

13.    IFGO – Formosa (GO)

14.    IFGO – Luziânia (GO)

15.    IFMA – Açailândia (MA)

16.    IFMA – Alcântara (MA)

17.    IFMA – Bacabal   (MA)

18.    IF Norte de Minas – Pirapora (MG)

19.    IFMT – Rondonópolis (MT)

20.    IFPA – Itaituba (PA)

21.    IFPE – Afogados da Ingazeira (PE)

22.    IF Sertão Pernambucano – Ouricuri (PE)

23.    IFPI – Paulistana (PI)

24.    Cefet RJ – Angra dos Reis (RJ)

25.    IFRO – Vilhena      (RO)

26.    IFSC – Gaspar       (SC)

27.    IFSC – Canoinhas (SC)

28.    IFSC – Criciúma (SC)

29.    IFSC – Lages (SC)

30.    IFSC – São Miguel do Oeste (SC)

Confira as fotos

Publicidade
Publicidade

Enquete

Quem merece ganhar o 2º turno das eleições em Rondônia?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com