Take a fresh look at your lifestyle.

CULTURA – Aberta exposição ‘150 anos Rondon’ na Casa de Cultura

Iniciou a exposição “150 Anos Rondon – Patrono de Rondônia” na Casa de Cultura Ivan Marrocos, organizada pelo museólogo Antônio Ocampo Fernandes, curador da mostra, que fica de hoje (12) até o próximo dia 22 de maio, aberta o público no horário de 09h até 18h.

Essa é a 11ª edição da exposição, realizada sob a égide de Antônio Ocampo, e contará com documentos, peças históricas e objetos originais utilizados pelo pioneiro Marechal Rondon, que implantou em toda a região, entre Cuiabá e Santo Antônio do Madeira, a linha telegráfica. Com isso ajudou a desbravar boa parte dessas terras.

 A importância da mostra é singular, de acordo com Ocampo, por resgatar uma parte essencial da história de Rondônia, oferecendo ao público material de acesso onde reconta a trajetória de Rondon. O acervo é de cunho pessoal do próprio museólogo e constam de duas peças importantes, pertencentes ao acervo do seu pai, Wilson Fernandes, de 95 anos, que são: uma pistola e um Teodolito (instrumento de precisão ótico que mensura ângulos verticais e horizontais). Essas duas peças foram obtidas com Tenente Rivoredo, importante figura militar e que integrou a Comissão Rondon.

Antônio Ocampo ressaltou que a exposição pode ser levada ainda para outros municípios ao longo da BR 364, entre eles, Vilhena.

Comentários
Carregando...