
A Comissão da Amazônia Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional,da Câmara dos Deputados, aprovou ontem (24), dois projetos de autoria do Senador Valdir Raupp que cria Zonas de Processamento de Exportação, nas cidades de Guajará-Mirim e Porto Velho.
A votação foi unânime, e os projetos já foram aprovados no Senado Federal. Quando perguntado sobre a aprovação, o Senador disse que aguarda que o Governo Federal implante as ZPE`s o mais breve possível. “Os empreendimentos vão contribuir para o desenvolvimento das indústrias do estado de Rondônia e para a economia dos próprio municípios”, revelou o senador.
As Zonas de Processamento de Exportação são áreas de livre comércio destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados exclusivamente com o exterior. São criadas em regiões menos desenvolvidas com vistas a reduzir os desequilíbrios regionais, fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do País.
Segundo Raupp elas irão acarretar novas empresas, atraídas pelo regime aduaneiro e cambial espacial, gerando empregos e renda.