Com 43 casos de Influenza A (H1N1) e dois óbitos confirmados em 2009 em Rondônia, a Coordenação Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde (Sesau) prepara sua equipe para a Estratégia Nacional de Vacinação contra a doença que inicia no dia 8 de março. O trabalho de imunização será dividido em quatro fases, cada uma delas destinada a um público alvo. As vacinas chegaram esta semana no estado e estão sendo distribuídas para todos os municípios. A meta é atender cerca de 510 mil pessoas em Rondônia.
O primeiro grupo a receber a vacina são os profissionais envolvidos diretamente com o atendimento de pacientes com a suspeita de portar o vírus, além das populações indígenas. De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Hospitalar da Sesau, Larissa de Souza Carvalho, pelo menos três casos de influenza foram verificados em uma comunidade indígena do município de Guajará-Mirim. As atividades de atendimento aos grupos desta primeira fase encerram no dia 19 de março.
Já a segunda etapa tem data prevista para começar no dia 22 de março, onde os imunizados serão as gestantes, crianças de seis meses a dois anos, pessoas com doenças crônicas e cardíacas, que vai até o dia 2 de abril. A terceira etapa, prevista para o período de 5 a 23 de abril, terá como público alvo a população com idade de 20 a 29 anos. A quarta fase de imunização será de 24 de abril a 7 de maio e abrangerá as pessoas com idade a partir de 60 anos portadores de doenças crônicas
De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Elba Miranda, a estratégia faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Miranda alertou que a etapa destinada aos idosos coincidirá com o período da campanha contra a gripe sazonal (simples).
O secretário estadual da Saúde, Milton Moreira destacou a importância de as pessoas estarem atentas, reforçando que se trata de uma imunização gratuita. “A prevenção custa bem menos e evita o desgaste da pessoa em um leito de hospital”, afirmou o secretário, completando que a expectativa é que nos próximos cinco anos, com a inclusão dessas vacinas no calendário, ocorra por ano uma redução de 83% no número de internações em decorrência de pneumonias.
Além da influenza, haverá mais duas vacinas: contra a meningite (com 76 casos e 13 óbitos em Rondônia em 2009 e duas ocorrências registradas em 2010) e contra a pneumonia,.
Estratégia
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é uma estratégia de prevenção para o enfrentamento de uma segunda onda pandêmica. A observação da segunda onda pandêmica no Hemisfério Norte fez a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) definirem públicos prioritários. O processo de vacinação ocorrerá simultaneamente em todas as unidades federadas, conforme a preconização técnica e operacional do Programa Nacional de Imunizações.



