Agricultura

Prefeitura capacita agricultores para boas práticas de produção

quarta-feira, 11 de maio de 2016

A Prefeitura de Ji-Paraná, por Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) e em parceria com a Vigilância Sanitária do Município e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), está realizando capacitação de produtores rurais que comercializam produtos derivados de origem animal e vegetal. O treinamento ocorre na forma de dois cursos. O primeiro, que encerrou hoje, visou transferir conhecimentos técnicos, práticos e teóricos voltados às boas práticas de industrialização dos produtos, desde o abate dos animais (na maioria das vezes frangos), manuseio, processamento, embalagem, armazenamento, exposição e comercialização, além de noções de legislação. Participaram desta capacitação 26 produtores rurais, entre proprietários de agroindústrias e feirantes, que já possuem certificado de inspeção municipal e que já comercializam sua produção em Ji-Paraná.

Na próxima semana o programa de capacitação tem sequência com a capacitação de produtores que comercializam produtos derivados de origem vegetal. Segundo a técnica veterinária da Prefeitura, Samilla Martelli, o principal objetivo é contribuir para que os produtos levados à mesa da população estejam adequados e dentro dos padrões de qualidade exigidos.

Já o secretário municipal de agricultura, Paulo Sérgio (Paulo da Aprita), ressaltou que a cidade de Ji-paraná avançou muito nos últimos anos na política de formalização de agroindústrias, dando chance a famílias de agricultores de obterem as certificações legais e de tornarem aptas à comercialização de seus produtos no comércio local. “Temos hoje cerca de 30 agroindústrias em funcionamento ou em processo de formalização. Por isso a importância de a Semagri também realizar a capacitação desses produtores. Em breve vamos inaugurar mais seis agroindústrias”, ressaltou. Paulo lembrou ainda que desde o início de 2013, com a gestão Jesualdo Pires, a prefeitura vem realizando diversos cursos voltados a formação dos agricultores familiares. “Estamos fazendo essas capacitações com os feirantes, com os proprietários de agroindústrias e com os produtores de peixe. É, sem sombra de dúvida, um trabalho que vem agregando valor e dando resultados positivos para sociedade ji-paranaense”, concluiu.

Publicidade
Publicidade

Enquete

Qual a sua opinião sobre o porte de armas de fogo?

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Populares do mês

Publicidade

Fale com o Rondônia digital

para rondodigital@gmail.com