Take a fresh look at your lifestyle.

Adelino Follador volta a criticar atuação do Dnit em Rondônia

Parlamentar diz que o abandono do órgão no Estado não se observa nos outros estados brasileiros

Diante dos problemas graves por falta de manutenção nas BR’s de Rondônia, o deputado estadual Adelino Follador (DEM) fez duras críticas à atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado.

O deputado esteve no último domingo (23) no município de Monte Negro, e relatou que a BR-421 está piorando todo dia, surgindo novos buracos e aumentando de tamanho os outros, colocando em risco a vida de milhares de pessoas, além do aborrecimento pelo atraso nas viagens e prejuízos mecânicos, assim como, já há vários registros de acidentes, somente em um buraco, a cerca de dois quilômetros após Monte Negro, na última semana foram registrados três acidentes graves.

“A população de Buritis, que também sofre com a má qualidade da rodovia estadual, tem feito diversas manifestações de pedido de socorro, assim como Campo e Campo Novo de Rondônia, e demais municípios, pois o DER também não tem conseguido atender a demanda, situação que temos cobrado e dado sugestões toda semana, mas infelizmente as coisas não acontecem. Outra observação que fazemos é que é notória a diferença da atuação do órgão e a manutenção das estradas nos outros estados, quando saímos de Vilhena e entramos no Mato Grosso é muito evidente a diferença”. Disse Adelino.

Segundo o parlamentar, o trevo da BR-364 com a BR-421, em Ariquemes, é outro problema seríssimo, a empresa responsável não identificou nos estudos preliminares os lençóis freáticos próximos à superfície, parando a obra e criando um enorme transtorno a população, obrigando aos motoristas fazerem um retorno longo. Nesta ocasião, o deputado Adelino interveio, solicitando que fosse aberto o acesso pelo trevo, até que seja retomada a obra, porém, a falta de manutenção tem tornado a travessia uma verdadeira aventura.

Adelino disse que na sexta-feira (21) pediu ao chefe da residência do DER em Ariquemes, Drº Lourenço, para que prestasse socorro naquele pequeno trecho, porém, ele disse que depende de autorização do Dnit, o parlamentar então se deslocou até a Polícia Rodoviária Federal, pedindo que prestasse o apoio necessário ao DER, mais uma vez a resposta é baseado na burocracia, pois a PRF também necessita de autorização do Dnit, surgindo aí um problema, pois o Dnit em Rondônia passa por mudanças constantes de superintendência, tornando difícil a comunicação e a responsabilidade.

Ainda segundo o parlamentar, ele tem mantido contado com o senador Marcos Rogério (DEM) para que intervenha em Brasília, e que o Dnit esteja atuando em Rondônia pelo menos como tem sido na maioria dos estados.

Além de todos estes problemas de falta de manutenção nas BR’s, o prefeito de Itapuã do Oeste, Moisés Cavalheiro, denunciou outro problema gravíssimo na ponte sobre o Rio Jamari, no alagado, que tem mais de 40 anos, e estão com suas bases totalmente comprometidas, correndo o risco de isolar essa parte do estado e todo norte do Brasil, por onde passa grande parte da produção com destino aos portos e demais estados.

 

Comentários
Carregando...